Páginas

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Começa na segunda-feira proibição para carga e descarga no horário de pico em Nova Iguaçu

 Por: Geraldo Perelo Correa
         O prefeito Nelson Bornier publica no Diário Oficial da edição desta sexta-feira (23) o decreto municipal que disciplina o transporte de veículos de carga na região central de Nova Iguaçu, em horários de pico.

Caminhões, carretas, caminhonetes ou qualquer outro tipo de utilitário para transporte de carga estão proibidos de circular entre 7h e 10h e 17h e 20h, nas Avenidas Marechal Floriano Peixoto e Governador Roberto Silveira, além das ruas Professor Paris, Oscar Soares (antiga Plínio Casado), Antônio Rabelo Guimarães, Coronel Francisco Soares, Frutuoso Rangel, Dr. Athaide Pimenta de Morais e Iracema Soares Pereira Junqueira.

Os infratores serão punidos com multa, perda de pontos na Carteira Nacional de Habilitação e até reboque do veículo. Ainda de acordo com a medida, “Vans e Kombis ou caminhonetes de qualquer tipo que burlarem o decreto municipal, substituindo caminhões no transporte de mercadorias e cargas, serão apreendidos, levados para o depósito público e terão também o registro cassado”.

Já o Artigo 4º do decreto diz que, não tendo registro regular, o veículo apreendido ficará à disposição do Departamento de Polícia Civil, e as empresas envolvidas advertidas, podendo ter o alvará de licença de funcionamento cassado, em caso de reincidência.  

         A determinação faz parte de uma série de medidas rigorosas, tomadas pelo prefeito Bornier e já amplamente anunciadas à opinião pública, com o objetivo de desatar o nó cego do trânsito no Centro da cidade.

         O novo secretário municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade, Rubens Borborema, explicou que o decreto não atinge veículos que estejam a serviço de socorro e emergência, transporte de mudança residencial e de transporte de valores.


         PARCERIA COM OS EMPRESÁRIOS

         Nesta sexta-feira (23), à tarde, Borborema se reúne se com líderes de entidades classistas, como Associação Comercial e Industrial (Acini), Clube de Diretores Lojistas (CDL) e Sindicato do Comércio Varejistas (Sincovani) para mostrar as novas metas de ação para melhorar o trânsito da cidade.

         “Vamos buscar uma parceria com os empresários e mostrar a importância de um trânsito bem organizado para a valorização do próprio setor. Com certeza, todos vão colaborar, porque querem o bem da cidade”, disse o secretário.

         A Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade terá 150 dias, a partir da publicação do Decreto, para acompanhar e avaliar o desempenho do tráfego de veículos no Centro da cidade de Nova Iguaçu.

Nenhum comentário: