Páginas

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

CISBAF INAUGURA NÚCLEO DE TELESAÚDE




Por: Claudia Souza
BAIXADA FLUMINENSE
Serviço apoiará profissionais no atendimento aos pacientes
O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense inaugurou na manhã desta quinta-feira (22), o Núcleo Regional do Telessaúde Baixada Fluminense, em Nova Iguaçu. Com o tema "Ampliação do Telessaúde Brasil Redes no Estado do Rio de Janeiro", o evento, realizado por teleconferência, contou com a participação do Núcleo do Telessaúde Rio de Janeiro – UERJ, e dos Núcleos Regionais Médio-Paraíba e Centro-Sul. O secretário de Saúde de Nova Iguaçu, Luiz Antônio Teixeira Junior e coordenadores de Atenção Básica dos municípios da Baixada também marcaram presença. 

A subsecretária de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde, Monica Martins Almeida, deu as boas vindas a todas as equipes e ressaltou a importância do serviço no apoio aos profissionais que atuam nas unidades de saúde. “Esse é mais um passo fundamental na estruturação da atenção básica, possível graças à parceria do Ministério da Saúde, secretaria estadual e municípios dessas regiões”. 

            A coordenadora do Núcleo Regional Baixada Fluminense, Neide Nóbrega Pinho, agradeceu o empenho da equipe envolvida na implantação do serviço na região e destacou o papel do telessaúde que irá beneficiar 11 municípios na Baixada Fluminense (Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, São João de Meriti e Seropédica). “Além de oferecer a teleconsultoria e o telediagnóstico, o serviço também dispõem de uma área de tele-educação, com cursos e palestras gratuitas para os profissionais cadastrados”.

            A secretária executiva do Cisbaf, Rosangela Bello, acrescentou outra função da ferramenta: “servir como um observatório de saúde”. Segundo ela, as informações trocadas entre os profissionais de saúde das unidades com seus respectivos núcleos e a equipe do Telessaúde da UERJ servirão de matéria-prima para os gestores no planejamento das ações municipais.   


Programa visa melhorar atendimento na atenção primária

O Telessaúde é um programa federal que vem melhorar a qualidade dos serviços prestados na atenção primária, aumentando a resolutividade, diminuindo o custo de saúde através da qualificação profissional, reduzindo a quantidade de deslocamentos desnecessários de pacientes e elevando as ações de prevenção de doenças. O serviço poderá ser utilizado de duas maneiras: de forma síncrona (em tempo real) e assíncrona (por e-mail com retorno em até 72 horas).

Os municípios estão instalando núcleos em locais estratégicos que darão suporte aos profissionais de saúde em casos de dúvidas. O Núcleo Regional do Telessaúde Baixada Fluminense será administrado pelo Cisbaf e funcionará no mesmo prédio onde está instalada a nova Central de Regulação do Samu 192 Baixada, em Nova Iguaçu. O núcleo é composto por uma médica, duas enfermeiras, coordenadora, gerente e apoiadora administrativa. Posteriormente, um odontólogo também será integrado à equipe.

            Durante o mês de setembro, será realizada a capacitação da equipe interna do núcleo e o cadastramento dos profissionais de saúde na plataforma do telessaúde. A partir de outubro o serviço de teleconsultoria será iniciado. A expectativa é prestar mensalmente cerca de 400 teleconsultorias.

Nenhum comentário: