Páginas

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

CONVOCATÓRIA DE ATO PÚBLICO EM REPÚDIO AO ASSASSINATO DE AMBIENTALISTA

Caros parceiros da luta,

Como vocês devem ter acompanhado, na semana passada foi assassinado o ambientalista Gonzalo Alonso em Rio Claro/RJ. Todas as evidencias nos levam a crer que este crime foi motivado por vingança de criminosos denunciados pelo ambientalista.

Todos nós corremos este risco em nossa prática diária de defesa da natureza. O assassinato do biólogo representa um afronto à luta ambiental e representa uma grande perda para o movimento ambientalista. Por isso, estamos convocando o movimento a comparecer no Ato Público em Repúdio ao Assassinato de Gonzalo.

Conto com a presença de tod@s e com o apoio na divulgação.

Ecoabraços,

Mauricio Ruiz



CONVOCATÓRIA DE ATO PÚBLICO EM REPÚDIO AO ASSASSINATO DE AMBIENTALISTA
"Convocamos os companheiros ambientalistas e demais cidadãos a comparecerem ao Ato Público em Repúdio ao assassinato do  biólogo Gonzalo Alonso Hernandez, ocorrido na zona de amortecimento do Parque Estadual do Cunhambebe, Rio Claro/RJ, e às agressões e ameaças sofridas recentemente pelo casal Wigold Schaffer e Miriam Prochnow, em Atalanta/Santa Cantarina, ambos membros da APREMAVI (Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida).



Queremos manifestar a nossa profunda indignação e revolta com estes atos bárbaros, exigindo das autoridades competentes (Secretaria Estadual de Segurança Pública, Ministério Público dos respectivos estados) uma rigorosa apuração dos fatos e a consequente punição dos responsáveis.



Data: 19 de agosto (segunda-feira)

Hora: 12h

Local: Secretaria Estadual de Segurança Pública, Praça Cristiano Ottoni, s/nº - 4º andar - Centro, Rio de Janeiro. Referência: Prédio da Central do Brasil.



Gonzalo Alonso Hernández era biólogo e  residia no distrito de Lídice (Rio Claro – RJ), no entorno do Parque Estadual do Cunhambebe. Gonzalo participava, desde 2009, do projeto “Produtor de Água e Floresta” cujo objetivo é implantar um sistema de Pagamento por Serviços Ambientais no município de Rio Claro, remunerando o produtor rural pela conservação e restauração florestal. Gonzalo foi um grande colaborador para toda a equipe do projeto visto que vinha, ao longo destes anos, colaborando com o monitoramento hidrológico da região, realizando coleta de dados de precipitação diária no alto da Bacia do Rio das Pedras, análises de qualidade de água e mensuração da vazão do Rio das Pedras. O biólogo fazia registros de espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção, apontando para a comunidade e órgãos ambientais sobre a importância da proteção da região onde morava. Além disso, Gonzalo era conhecido por sua ação incisiva contra caçadores, palmiteiros e contra todos aqueles que agiam de forma ilícita, degradando o meio ambiente. O assassinato do biólogo representa um afronto à luta ambiental e representa uma grande perda para o movimento ambientalista.




http://oglobo.globo.com/blogs/blogverde/posts/2013/08/09/assassinato-de-biologo-manifestacao-marcada-para-dia-19-506384.asp

Nenhum comentário: