Páginas

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Nova Iguaçu ganha dois distritos industriais

Por: ASCOM
Bornier quer a criação de polos industriais
para incrementar a economia de Nova Iguaçu

Nova Iguaçu deve ganhar ainda no governo do prefeito Nelson Bornier, dois distritos industriais, em Austin e Cabuçu, e um polo logístico em Vila de Cava, nas proximidades do Arco Metropolitano. Tinguá, berço da Reserva Biológica Federal, também receberá atenção especial do governo municipal, que pretende transformar a região em um polo incentivador do turismo. O objetivo é incrementar a economia, com geração de emprego, renda e riqueza para a cidade.

         O anúncio foi feito nesta terça-feira, pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo, Mário Marques, durante a entrega, no Sesc, aos 47 vendedores do IX Prêmio de Qualidade no Atendimento ao Consumidor de Nova Iguaçu.

Responsável por um faturamento mensal de aproximadamente R$ 1,5 bilhão, as cerca de 10 mil empresas comerciais de Nova Iguaçu, entre lojistas, prestadores de serviços e indústrias, já empregam atualmente cerca de 200 mil pessoas. No entanto, Marques entende que a cidade tem potencial para crescer ainda mais.

“O prefeito Nelson Bornier vem mantendo gestões constantes com os setores produtivos, no sentido de cooptar e atrair empresários de médio e grande porte para a cidade”, explicou o secretário. Ele Le,brou que Nova Iguaçu representa o quinto maior PIB entre os municípios que compõem a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, atrás apenas da capital, Duque de Caxias, Niterói e São Gonçalo.

 O secretário de Desenvolvimento lembrou que com a emancipação do Distrito de Queimados e Belford Roxo, Nova Iguaçu perdeu expressiva fonte de geração de renda e emprego no setor industrial, passando a concentrar suas atividades no setor terciário.

Marques, que representou o prefeito Nelson Bornier na entrega do Prêmio de Qualidade no Atendimento ao Consumidor, disse também que o governo municipal já está conversando com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Estado, Júlio Bueno, no sentido incluir os futuros distritos industriais de Nova Iguaçu entre as áreas do Rio de Janeiro, beneficiárias da Lei 5.636, que reduz de 19% para 2% a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Segundo ainda o secretário, uma das preocupações do prefeito Bornier é reduzir a carga tributária imposta às empresas que desejarem se instalar na cidade. “Precisamos fomentar e incentivar a economia municipal, com o objetivo de aumentar os investimentos nas indústrias locais, criando, assim, maiores oportunidades de negócios, emprego e renda”, disse.

Presidente da Câmara de Diretores Lojistas (CDL), Cláudio Rosemberg disse, por sua vez, que o setor empresarial está apostando todas as esperanças no governo municipal. “Precisamos, agora, estender tapete vermelho para os grandes investimentos que estão chegando e os que ainda chegarão à nossa cidade”, sugeriu o empresário. Segundo ele, tanto os incentivos fiscais como a criação dos distritos industriais vão ajudar a fomentar bastante o comércio e os prestadores de serviços.

 “Eu, particularmente, acredito muito que o prefeito Nelson Bornier, como grande administrador que é, será também um grande parceiro no crescimento da economia e do desenvolvimento de Nova Iguaçu. A gente percebe nele a preocupação com a cidade, de incrementar o comércio e a indústria, o que vai contribuir, e muito, para a geração de empregos e renda”, avaliou o líder empresarial.

NOITE DE PRÊMIOS
O IX Prêmio de Qualidade no Atendimento ao Consumidor de Nova Iguaçu, que tem a chancela da Prefeitura, Associação Comercial e Industrial (Acini), do Sindicato do Comércio Varejista (Sincovani e Câmara de Diretores Lojistas (CDL), reuniu centenas de empresários de 47 setores da atividade econômica da região. Os premiados com troféu e selo de qualidade se submeteram a uma rigorosa avaliação de consultores do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Entre os requisitos julgados, estavam acessibilidade, apresentação dos funcionários, atendimento ao consumidor, conforto e limpeza do estabelecimento, elaboração de vitrine, iluminação, responsabilidade socioambiental e treinamento de pessoal. Espaço adequado, sinalização, ponto de distribuição, rampas, corrimão, elevador, organização também tiveram peso na pontuação.

Segundo o presidente da Câmara de Diretores Logistas (CDL) de Nova Iguaçu, Cláudio Rosemberg, a premiação foi criada como a expectativa de proporcionar qualidade de atendimento ao consumidor que se dirige à cidade de Nova Iguaçu. “É um estímulo para que os lojistas, os comerciantes, os empresários melhorem, cada vez mais, em termos qualitativos, o seu padrão de atendimento”, explicou.

Nenhum comentário: