Páginas

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

CISBAF E UERJ UNIDOS PARA FORTALECER A ATENÇÃO BÁSICA NA BAIXADA FLUMINENSE


Por: Claudia Souza
CISBAF E UERJ UNIDOS PARA FORTALECER A ATENÇÃO BÁSICA NA BAIXADA FLUMINENSE

  Prefeitos da Baixada e secretários de Saúde se reuniram com o reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Professor Ricardo Vieiralves, e técnicos da instituição, na manhã desta quarta-feira (28), na sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense, para a entrega e apresentação da proposta de ampliação da rede de atenção básica na Baixada Fluminense. O documento, que será levado pelos gestores à presidente Dilma Rousseff e ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, é fruto de uma parceria de cooperação técnica entre a universidade e as prefeituras, através do Cisbaf. 

Para o prefeito de Nova Iguaçu e presidente do consórcio, Nelson Bornier este trabalho, chancelado pela UERJ, terá um peso na interlocução junto à presidente e o ministro da Saúde. “O Cisbaf tem importante representativa na área da saúde da região e essa parceria com a UERJ, uma instituição pública de ensino de credibilidade, nos possibilitou este documento fidedigno e inquestionável. Sem dúvida, isso irá sensibilizar a presidente e o ministro da Saúde. Quero agradecer o esforço dos secretários de Saúde e da equipe técnica do Cisbaf e dos municípios, pelo trabalho realizado”, destacou Bornier.

A meta dos prefeitos é alcançar, até 2016, 70% da cobertura da estratégia saúde da família. Para isso vão buscar junto ao governo federal mais recursos para custeio e incremento da atenção básica. Na prática, os municípios irão pleitear o aumento no repasse mensal que será utilizado no pagamento e permanente capacitação dos profissionais de saúde, compra de medicamentos e insumos, manutenção de equipamentos, dentre outros.   

Durante a reunião, o superintendente de Saúde da UERJ, Professor Edmar dos Santos, fez uma breve explanação dos principais pontos do projeto. O objetivo é ampliar e fortalecer a estratégia de saúde da família nos municípios, para que se torne, efetivamente, a porta de entrada dos pacientes no Sistema Único de Saúde e funcione de forma resolutiva e integrada aos demais equipamentos de saúde existentes.

Dentre os pontos, o professor destacou a estruturação das unidades de atenção básica, a permanente capacitação dos profissionais de saúde e a utilização de instrumentos de monitoramento e avaliação. Segundo o reitor, a instituição dará continuidade à parceria de cooperação técnica e se colocou à disposição dos prefeitos para acompanhá-los na audiência com a presidente em Brasília. Para o professor, a parceria possibilitou à UERJ o contato com a realidade da Baixada Fluminense e seus principais desafios. “Essa parceria representa um salto de qualidade para ambas as partes: a universidade está adquirindo conhecimento da situação real do sistema de saúde e a região está recebendo uma assessoria técnica de excelente qualidade. Todos ganham, mas quem ganha mais é o povo.”

Participaram também da reunião os prefeitos de Nilópolis, Alessandro Calazans, de Queimados, Max Lemos, os secretários de Saúde de Belford Roxo, Fabio Denardin, de Duque de Caxias, Camilo Junqueira, de Nilópolis, Newton Salles Filho, de Nova Iguaçu, Luiz Antonio Teixeira Junior, de Queimados, Fátima Cristina Sanches, de São João de Meriti, Oscar Berro, de Seropédica, Marcus Baroni, a secretária executiva do Cisbaf, Rosangela Bello, os assessores técnicos do Cisbaf, Marcia Cristina Ribeiro e Antonio Dieb, além de coordenadores municipais de atenção básica.

Nenhum comentário: