Páginas

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Nau da armada Portuguesa construída com madeira de Iguassú


Ney Alberto(in memoriam)

O Dragão saído das matas de Iguassú para singrar os oceanos

Excelente floresta – com madeiras das melhores qualidades – existia no território da “Fazenda São Bento de Iguassú”. Em 1763, o Conde da Cunha fundou o Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, ao pé do Morro, em estratégica área doada pelo Mosteiro de São Bento. Em 1764 teve início à montagem da “Nau São Sebastião”, apelidada de “Nau Serpente”, porque exibia, na proa, uma “carranca” (à semelhança de uma cabeça de dragão). O madeirame foi extraído da floresta da citada fazenda, situada ás margens do Rio Iguassú.

A “Nau” media quase 60 metros de comprimento, guarnecida com 64 peças de artilharia (para lançamento de “pelouros” (balas), carregados pelas bocas dos canhões). Foi lançada ao mar em 1767.

No Jornal do Arsenal de Marinha RJ (nº. 51), sob o título “Iguaçu Berço da São Sebastião”, Marcelino Julião, informou: “Por mais de cinqüenta anos a Nau São Sebastião serviu à Armada Portuguesa, provando ao mundo que o primeiro navio de guerra construído no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro foi mais que aprovado”.

Parte do território da Fazenda São Bento de Iguassú ficava na Freguesia de Santo Antonio de Jacutinga. Esta freguesia , em 1833, integrou o município de Iguassú. Observar que todas as margens banhadas pelo então caudaloso “Água Sú”, principalmente o lugar no qual surgiram as construções daquela antiga Fazenda, apareciam, nos registros, assim: Iguassú (ou com grafias variadas).
Desde 1943, as áreas, objetos do presente artigo, estão no Município de Duque de Caxias.

Nota: Quando o autor se refere a Iguassú, está se referindo à Vila de Iguassú, onde ao final do século XIX, situava-se nossa sede do Governo na região onde hoje se chama Iguaçu Velho. Seu porto às margens do Rio Iguassú( Porto de Iguassú) foi um dos principais do Rio de Janeiro. Mais tarde (após a construção da E. Ferro Central do Brasil),  a sede do município foi transferida para a estação de Maxambomba  que passou a se chamar em 1916 Nova Iguassú, hoje Nova Iguaçu. Compreendia todos os municípios da, hoje, Baixada Fluminense.   

Detalhe: O Nome de nosso jornal FOLHAdoIGUASSÚ é uma homenagem ao Rio ( 'primeira' - Estrada da Baixada) e, a Vila onde nasceu a Baixada Fluminense.

Nenhum comentário: