Páginas

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Abertura do 20º Festival de Dança de Nova Iguaçu movimenta a cidade


Por: ASCOMFoto: Alziro Xavier
Abertura do 20º Festival de Dança de Nova Iguaçu movimenta a cidade
Incluído no calendário anual da cidade de Nova Iguaçu pelo prefeito Nelson Bornier, o Festival de Dança da cidade mobiliza fãs da arte e traz dançarinos de outros estados. Este ano, a 20ª edição do evento reúne três mil profissionais da dança inscritos. Inspirado no Festival de Dança de Joinville, o evento é promovido pela renomada dançarina Tereza Petsold e conta com a Prefeitura de Nova Iguaçu como um dos parceiros. A abertura do Festival foi gratuita e lotou o Top Shopping, no Centro, nesta quarta-feira (28.08). Sempre em prol da cultura, Bornier prestigiou o coquetel de lançamento, na terça-feira (27.08), no Sesc, bairro Moquetá. O 20º Festival de Dança de Nova Iguaçu acontece até o próximo dia 2. As apresentações acontecerão no Sesc da cidade, Top Shopping e Praça Rui Barbosa.

“É um orgulho para a nossa cidade ter profissionais desse nível. Sempre fui um entusiasta de Tereza Petsold. Faço questão de apoiá-los, porque Nova Iguaçu sempre se fez presente nos festivais de dança através dessa grande bailarina. Para a nossa cidade, essa repercussão é ótima”, destacou Bornier.

A abertura do evento contou a apresentação internacional do bailarino Edson Barbosa, do San Francisco Ballet, e da bailarina Karen Mesquita, primeira solista do Teatro Municipal. Em seguida, os dançarinos Luciana Petsold e Victor Lucena fizeram uma apresentação de sapateado. “Cultura não é lazer, ela é inclusiva e necessária para garantir cidadania e o desenvolvimento da cidade. As pessoas não têm noção do custo benefício da cultura. Bornier tem sensibilidade e um olhar diferenciado para a cultura. Sem esse apoio nada acontece”, garantiu Petsold. No coquetel, a bailarina ganhou um bolo para comemorar, ainda, os 29 anos da Academia Tereza Petsold.

O Festival está entre os quatro eventos de dança do Brasil com a chancela do Bolshoi. O Bolshoi Ballet, em Moscou, na Rússia, é uma das principais companhias de balé do mundo. “O Bolshoi está sempre presente nos nossos festivais de olho nos talentos. Dois dos nossos alunos já foram selecionados e estão no Bolshoi estudando. Muitos bailarinos se inscrevem no nosso festival pensando nesta oportunidade”, disse Petsold. 

Também com o apoio do prefeito Nelson Bornier, a Companhia de Dança de Tereza Petsold acaba de voltar com três troféus do Festival de Dança de Joinville, em Santa Catarina, que aconteceu de 16 a 27 de julho. Participaram mais de seis mil bailarinos de toda a América e foram cadastradas mais de três mil coreografias. Depois de passar pela seleção, a Academia Tereza Petsold, que participou com as modalidades jazz, contemporâneo, sapateado, hip hop e dança flamenca, teve 11 coreografias escolhidas e, dessas, cinco participaram da competição. E não para por aí. Em outubro, o grupo abre uma Convenção Internacional, no Hotel Windsor Barra; em novembro e dezembro, acontece o espetáculo da Academia Tereza Petsold, que completa 29 anos e deve ganhar o tema “O mundo encantado de Tereza Petsold”, contando a trajetória da bailarina; e no carnaval do ano que vem, o grupo foi convidado para fazer uma apresentação multicultural na Disney.
Confira a programação no site www.terezapetsold.com.

Nenhum comentário: