Páginas

sábado, 7 de dezembro de 2013

Prefeito pode decretar estado de calamidade em Nova Iguaçu

Prefeito pode decretar estado de calamidade em Nova Iguaçu
          A Prefeitura de Nova Iguaçu montou uma força-tarefa para atuar em diversos bairros atingidos pelas chuvas que desabaram sobre a Região Metropolitana, na noite desta quinta-feira (05-12). O prefeito Nelson Bornier estuda também a possibilidade de decretar estado de calamidade pública ou estado de emergência.

         Preocupado com a situação dos bairros vulneráveis, o prefeito Nelson Bornier passou a manhã desta sexta-feira reunido com o seu ‘Gabinete de Emergência’ traçando ações estratégicas para enfrentar as chuvas de Verão.

De acordo com a Defesa Civil do Estado, durante quatro horas choveu em Nova Iguaçu 64,5 milímetros, o equivalente a 10 dias.

Segundo Nelson Bornier, apesar de a limpeza de rios, canais e valões ser de responsabilidade do Inea, a Prefeitura, preventivamente, já vinha realizando este trabalho com recursos próprios, fato este que impediu que fossem maiores os danos causados pelas chuvas das últimas 24 horas. Os serviços de varrição e coleta de resíduos também foram intensificados pela Empresa Municipal de limpeza Urbana (Emlurb).

Bornier acentuou ainda que a ação emergencial do governo envolve as secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Obras, além da Defesa Civil Municipal.

 “Precisamos atender a população imediatamente”, determinou o prefeito.

Ainda de acordo com a Defesa Civil de Nova Iguaçu, os bairros mais castigados pelas chuvas foram Rosa dos Ventos, Jardim Pernambuco, Cerâmica, Jardim Palmares, Mangueira, Jardim Iguaçu, Metropolitano, Jardim Roma, Aymorés, Ouro Preto, Jardim Canaã, Bandeirantes, Miguel Couto, Austin, Comendador Soares e bairros ao longo da Estrada de Madureira.

Segundo o secretário da Defesa Civil Municipal, Luiz Antunes, ainda não há registro oficial de desabrigados. Já os desalojados, que estão sendo contabilizados pela Prefeitura, procuraram abrigos em casas de parentes e amigos e já estão retornando, aos poucos, para seus imóveis .

A Prefeitura, por meio das Secretarias de Saúde e Assistência Social, está dando total apoio às vítimas das chuvas.

Um comentário:

Anônimo disse...

decretar calamidade pública é o minimo de ajuda que pode vim a vir , pois decletada os trabalhadores terão direito a parte do saque do FGTS e fazer os reparos dos estragos calados pelas enchentes.