Páginas

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Boxe conquista jovens cariocas Modalidade está sendo muito procurada em academias


Por: ASCOM/Fotos: Divulgação
Boxe conquista jovens cariocas Modalidade está sendo muito procurada em academias
 Há um ditado popular que diz que “segure um verdadeiro amigo com ambas as mãos”. Para quatro estudantes cariocas o provérbio serve com uma “luva”. É porque o boxe atraiu sem querer quatro jovens, que por objetivos diferentes começaram a praticar a modalidade. Diego, Diogo, Arthur e Pedro Henrique entraram na academia como alternativa para manter a forma, queimar os quilos a mais, ter concentração, curiosidade, amor ao esporte e até para melhorar os estudos. Juntos, cada vez mais fortalecem uma amizade nas aulas, que é realizada na Associação Carioca de Boxe (ACB). Os treinos são puxados pelo treinador e ex-lutador profissional, Alessandro Leite, na sede da ACB, no Clube Radar, em Copacabana. Para o professor, amizade deles contagia o resto do grupo. Além disso, Alessandro destaca que crescer praticando esporte é muito importante, mas é preciso começar numa academia especializada, que respeite o limite dos jovens, como em qualquer outra atividade física praticada por pessoas mais novas.
 “Recentemente, criamos horários específicos para crianças e adolescentes. Com idades entre 10 e 16 anos. Elaboramos aulas somente para garotada para nós podermos fazer um trabalho diferenciado, termos maior dedicação.”, conta Alessandro.
 O encontro da garotada com o esporte começou no fim de 2015. Eles viram algumas pessoas fazendo e então quiseram experimentar e de cara gostaram. Já em fevereiro de 2015, cada um comprou sua própria luva e atadura.
 “Já éramos amigos, mas o esporte nos aproximou mais. Hoje, eu ligo para eles e pergunto se querem treinar ou se vão ao treino naquele dia, é até engraçado.”, contou Diego Mesquita, de 13 anos.
 Diego, aliás, estava bem acima do peso que o colocava quase em um quadro de obesidade. Agora tudo mudou. “O boxe é o campeão em perda de gordura. Tudo acontece mais rápido. Adoro porque é um esporte dinâmico, assim muita gente que não gosta de outros esportes faz", explica.
 Já Arthur Gonçalves, 15 anos e Pedro Henrique Cortes, de 14 anos, trocaram o futebol pela modalidade todas as terças e quintas. Mas para Pedro Henrique, o boxe serviu para outro benefício.
 “Foi a forma que encontrei de fazer exercício regularmente. Só jogava futebol nos finais de semana.  Não foi fácil no começo, mas fui me acostumando e logo comecei a gostar. Ainda mais porque tenho que me concentrar nos golpes, o que me  ajuda no meu estudo no colégio. Antes, eu era muito distraído e não ficava tranqüilo na hora de estudar”, conta o jovem.
 Já Arthur tem mais experiência que os demais. “Eu havia comprado um saco de boxe e luvas para praticar em casa. Eu sempre gostei de lutas marciais. Já havia feito aulas de boxe com outros professores e também estava aprendo com meus amigos. Sempre brinquei de lutar", diz.
 “Além de ser bom para desestressar, dar uns socos. É uma atividade aeróbica saudável, libera energia e você se sente bem depois", completa.
 Outro jovem que não perde uma aula é Diogo Delphim, de 16 anos. Quando começou a praticar a modalidade, ele percebeu que o boxe é um esporte tranqüilo quando é passado por profissionais bem preparados.
 “Já tinha feito taekwondo e judô, mas confesso que cheguei aqui confuso, com receio. Mas queria aprender uma arte marcial nova. Após as aulas do mestre, percebi que o boxe é uma arte. A gente aprende as técnicas. Aqui é bom porque ninguém se machuca.”, finaliza.
 Antes marginalizado e praticado em guetos por pessoas de baixa classe social, o boxe está mudando o seu perfil e está sendo muito procurado por jovens em academias do Rio de Janeiro. Alessandro Leite destaca a transformação.
 “Uma das principais dicas é encontrar algo prazeroso e que não faça disso uma obrigação. Para isso, fazemos sempre aulas diferentes, e nosso próximo passo é fazer aulas em Parques e na praia, que fazem o aluno sair da rotina. Fazemos também um programa adequado a cada um.”, conta.
 E vai além:
 “É engraçado que alguns já são melhores que os alunos mais velhos", diz Alessandro, que também já foi lutador profissional.

Benefícios
 As aulas começam com aquecimento. Depois vem a escolinha com as aulas de socos nos sacos e manoplas. Também são praticados agachamentos específicos e outros exercícios de ginástica. Muito dos exercícios é feito em dupla.
 Depois de um mês de aula o aluno já percebe a mudança na sua boa forma, por conta da intensidade do exercício. Melhora rapidamente também as capacidades cardiovasculares. Sem contar que é uma ótima forma de eliminar o estresse.

Associação Carioca de Boxe (ACB)
 Fundada em dezembro de 2015, a Associação Carioca de Boxe (ACB) tem resgatado a tradição da modalidade no Rio de Janeiro. A entidade tem ajudado a transformar a vida de jovens marginalizados em grandes atletas.   A ACB já promoveu seis eventos de boxe em 2016.   Ao todo 11 competições (até o momento) já estão confirmadas no estado do Rio de Janeiro, com 47 equipes filiadas.   Todos os eventos têm apelo social, uma vez que a entrada é um quilo de alimento não perecível, que são doados para paróquias e para desabrigados. 
 A entidade também realiza Curso de Primeiros Socorros e de Arbitragem, que são voltados para preparadores físicos, técnicos, árbitros e outras pessoas envolvidas no staff das lutas. 

Endereço
A ACB está localizada no Clube Radar, na Rua Marechal Mascarenhas de Morais 191, em Copacabana, Rio de Janeiro.

Horários para os jovens
Segundas, Terças e Quartas, das 16 às 17horas;
Terça e Quintas, das 19h30 às 20h30.


Tecnologia de Ponta
Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura. Aguarde uns segundos, e, após abri-la, para aumentar a dimensão use o 'mause' numa bolinha sobre linha horizontal, fazendo com que corra para a direita . Depois é só correr o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado das páginas

Nenhum comentário: