Páginas

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Prefeitura de Nova Iguaçu realiza o sonho da casa própria para 300 famílias

Por Geraldo Perelo/Fotos de Alziro Xavier
Prefeitura de Nova Iguaçu realiza o sonho da casa própria para 300 famílias
 A prefeitura de Nova Iguaçu entrega nesta sexta-feira, dia 1º, novos apartamentos às 300 famílias beneficiadas pelo programa Minha Casa Minha Vida no condomínio Miramar, localizado na Estrada Curral Novo, em Marapicu.
  Desde que assumiu o governo, em 2013, o prefeito Nelson Bornier já entregou outras 862 unidades habitacionais, incluindo 562 casas francesas dos condomínios Chamonix, Cannes e Mônaco, no bairro Ipiranga, e 300 apartamentos do Valparaíso, em Marapicu.
  O secretário municipal de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente, Giovanni Guidone, lembrou que o governo municipal está investindo cerca de R$ 1 bilhão com programa Minha Casa Minha Vida para beneficiar 12.740 famílias. Nova Iguaçu tem o segundo maior projeto habitacional do estado, depois da capital fluminense, favorecendo mutuários com renda familiar de até R$ 1.800,00.
 As Secretarias de Habitação e de Assistência Social criaram uma força-tarefa para tentar entregar, se possível, também nesta sexta-feira, mais 600 apartamentos dos condomínios Goya e Leon, vizinhos ao Miramar.
 “A gente está numa correria só, agilizando junto à Caixa Econômica Federal todo o procedimento necessário. E se conseguirmos fechar tudo a tempo, a festa será ainda maior”, torce a subsecretária de Assistência Social, Cristiane Lamarão.
 “Estamos priorizando as pessoas mais pobres, que vivem em áreas de risco, como as vítimas das chuvas de 2013, que receberão as chaves de sua casa própria, até dezembro, no bairro Fazendinha”, anunciou a subsecretária.
  Os apartamentos do Miramar, com 49 metros quadrados de área útil, dispõem de sala, dois quartos, cozinha e área de lazer. A prefeitura reservou ainda 18 apartamentos (6%) para deficientes e idosos, instalações para elevador e aparelho de ar condicionado, além de quadra poliesportiva, churrasqueira e salão de festa.
“É mais uma etapa concluída do Minha Casa Minha Vida. A gente fica muito feliz em poder realizar o maior sonho de qualquer família que é conquistar sua casa própria. Não somente isso, estamos lutando para entregar nesta sexta-feira um número ainda maior de chaves, para orgulho da cidade de Nova Iguaçu”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Cristina Quaresma.

  MAIS 8.338 UNIDADES ATÉ DEZEMBRO
 Até o final do ano serão entregues mais 8.338 unidades habitacionais nos bairros Jardim Guandu (antiga Estrada Rio-São Paulo), Fazendinha, Jardim Laranjeiras, Valverde, Cerâmica, Marapicu (Curral Novo) e as das 250 casas francesas do condomínio Nice, no Ipiranga. Restarão 2.640 apartamentos dos condomínios da Vila Provance e Toscana, com previsão de inauguração até maio de 2017.
  Ainda de acordo com Guidone, a prefeitura de Nova Iguaçu está cobrindo cerca de 40% do déficit habitacional da cidade, estimada aproximadamente em 30 mil unidades, segundo o banco de dados da Secretaria Municipal de Assistência Social.
   O secretário de habitação lembrou que Nova Iguaçu foi pioneiro, no país, com o lançamento de habitação popular, depois da extinção do BNH, em novembro de 1986.
  “Bornier foi o primeiro prefeito a lançar no Brasil o Programa de Arrendamento Residencial (PAR), ainda no seu primeiro governo, entre 1997 e 2000. Quando ele reassumiu o governo, agora, em 2013, havia em construção apenas 812 unidades, mesmo assim com as obras paralisadas, muito embora o seu antecessor fosse do PT, partido aliado do Governo Federal”, disse Guidone.


Tecnologia de Ponta
Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura. Aguarde uns segundos, e, após abri-la, para aumentar a dimensão use o 'mause' numa bolinha sobre linha horizontal, fazendo com que corra para a direita . Depois é só correr o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado das páginas.

Nenhum comentário: