Páginas

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Caminhada em Nova Iguaçu alerta para violência contra idosos

Idosos participam de diversas atividades no Espaço Municipal da Terceira Idade
 O Centro Olímpico oferece aulas de natação aos idosos. As atividades são de terça a sexta-feira
Por: ASCOM/Fotos: Charles Souza
Caminhada em Nova Iguaçu alerta para violência contra idosos
 A Prefeitura de Nova Iguaçu  promove nesta quarta-feira (15), das 9h ao meio-dia, a Caminhada de Conscientização Contra a Violência à Pessoa Idosa, cujo lema é: “Não Deixe que as Circunstâncias Impeçam os seus Atos”. O objetivo é alertar à sociedade para erradicar todas as formas de violência contra o idoso. Pelo último censo do IBGE, cerca de 22 mil idosos iguaçuanos já sofreram violência (abandono, maus-tratos, abuso econômico ou de negligência).
 A violência contra a pessoa idosa não está relacionada apenas a agressão física. A negligência, por exemplo, foi a principal forma de violência praticada contra os idosos brasileiros nos últimos três anos.
 A secretária de Assistência Social, Cristina Quaresma, explicou que diversas entidades de Nova Iguaçu foram convidadas para o evento. A caminhada começará na Praça Rui Barbosa, Centro, e terminará com uma grande ação social na sede da Secretaria (Rua Luiz Guimarães, 956). “A violência contra o idoso aumenta a cada dia. Muitos deles não conseguem nem receber a aposentadoria, pois os parentes se apropriam do cartão do banco, sacam o dinheiro e gastam como querem. Precisamos conscientizar a população a ligar para o Disque 100 (telefone que recebe denúncias de violações dos direitos humanos) e denunciar caso saiba de algum caso de violência contra a pessoa idosa”, concluiu Cristina Quaresma, destacando que o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa foi instituído em 15 de junho de 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) .
         Cristina Quaresma destacou que a Secretaria desenvolve alguns projetos para melhorar a qualidade de vida dos idosos. Um deles é o Espaço Municipal da Terceira Idade (Esmuti), que atende cerca de mil idosos em diversas atividades.

Atividades para idosos desenvolvidas pela Prefeitura
Esporte e lazer  na Vila Olímpica (1.300 idosos)
– Aulão de ginástica de segunda a sexta-feira, das 7h ás 8h.
- Aula de Reeducação Postural Global (RPG) às quartas e sextas-feiras, das 8h30 às 11h
* A Vila Olímpica: Rua Luiz Alves Lima, 268 - Centro
Centro Olímpico (200 idosos)
Hidroginástica de terça à sexta-feira
*Centro Olímpico: Avenida Roberto Silveira, nº 1.725, próximo ao Aeroclube, na subida do viaduto da Posse.

Secretarias oferecem programas de apoio     
Programa Saúde do Idoso – oferece atendimento individualizado a pessoas com mais de 60 anos. Entre os serviços oferecidos no programa estão consulta médica e preenchimento da caderneta do idoso. O paciente também recebe orientação sobre nutrição, hidratação e a importância de tomar vacinas e medicamentos, de não abandonar o tratamento médico ou odontológico e de contar com auxílio de um familiar nas visitas às unidades de saúde. Cerca de 12 mil pessoas estão cadastradas no programa.
 Programa Melhor em Casa - oferece atendimento a pessoas acamadas, em sua maioria idosos.  Equipe multidisciplinar formada por médico, enfermeiro, fisioterapeuta e assistente social visita o paciente com objetivo de dar continuidade ao tratamento após alta hospitalar. Cerca 250 pessoas são atendidas. Em caso de vulnerabilidade social o idoso é encaminhado para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) ou Centro de Referência em Assistência Social (Cras) mais próximo.
 Alguns idosos também participam de aulas de teatro, que acontecem no PAM Dom Valmor.  
Assistência Social
Espaço Municipal da Terceira Idade (Esmuti) -  desenvolve diversas atividades como:  pintura em tecido, crochê e tricô, toalhas com fitas, meias de seda, vagonite, origami, coral, teatro, violão, Jongo e etiquetas, alongamento, ioga, dança de salão, dança sênior, tai-chi-chuan, fisioterapia, hidroterapia, atendimento de enfermagem e massoterapia. O Esmuti (Rua Luiz de Matos, 736, no bairro da Luz) atende a população acima de 60 anos.
Casa da Acolhida Municipal para a Terceira Idade – funciona como abrigo  para 10 idosos. A entidade fica localizada à Rua Sá Rego, s/n, Caioaba.
*Os idosos dispõem ainda de atendimento nos Creas.

Principais tipos de violência contra o idoso
Física:   Inclui abuso e maus tratos físicos (empurrões, beliscões, tapas ou por outros meios mais letais, como agressões com cintos, facas, estilete e armas de fogo).
Negligência/ abandono: Negligência é a omissão por familiares ou instituições responsáveis pelos cuidados básicos. O abandono é uma forma extrema de negligência.
Sexual: É qualquer ação na qual uma pessoa obriga outra pessoa, de qualquer sexo, a ter, presenciar ou participar, de alguma maneira, de interações sexuais.
Econômico-financeira e patrimonial: Consiste em fazer uso ilegal dos bens dos idosos, além de explorá-lo financeiramente, fazendo saques em suas contas ou tomando-lhes o dinheiro.
Psicológica: Corresponde a qualquer forma de menosprezo, desprezo, preconceito e discriminação, incluindo agressões verbais ou gestuais, com o objetivo de aterrorizar, humilhar, restringir a liberdade ou isolar a pessoa idosa do convívio social.

Tecnologia de Ponta
Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura. Aguarde uns segundos, e, após abri-la, para aumentar a dimensão use o 'mause' numa bolinha sobre linha horizontal, fazendo com que corra para a direita . Depois é só correr o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado das páginas

Nenhum comentário: