Páginas

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Prefeitura de Nova Iguaçu é bicampeã nacional do “Portal da Transparência”


Por: Geraldo Perelo/Fotos: Alziro Xavier
Prefeitura de Nova Iguaçu é bicampeã nacional do “Portal da Transparência”
   A Prefeitura de Nova Iguaçu conquistou nota 10, pela segunda vez consecutiva, no Ranking Nacional da Transparência, avaliado pelo Ministério Público Federal (MPF). Ele verifica se prefeitos e governadores estão cumprindo a lei que obriga a publicação na internet de todas as receitas e despesas, editais e resultados de licitações, e relatórios de gestão orçamentária.
         O ranking envolve os 5.568 municípios em 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. Pelo menos 1.987 ações civis públicas devem ser abertas pelo MPF contra estados e municípios que ignoraram as recomendações feitas na primeira edição do ranking nacional e não seguiram as leis de transparência vigentes no país.
         O Ministério Público Federal estuda também denunciar 347 prefeitos que permaneceram, entre uma avaliação e outra, sem nem ao menos implantar o Portal da Transparência na internet.
          O resultado, divulgado nesta quarta-feira (8) pela Câmara de Combate à Corrupção do MPF, avaliou também itens considerados “boas práticas de transparência”, como a publicação nos sites de nomes e salários de servidores públicos, bem como a divulgação de despesas com diárias e passagens.
           O bicampeonato de Nova Iguaçu foi festejado nesta quinta-feira (9) pelo prefeito Nelson Bornier.
         “É obrigação de todos os municípios, é o dever de casa que cada um dos gestores da administração pública tem que fazer. É preciso mostrar suas contas públicas. Recebo, portanto, a notícia com muito prazer, parabenizando toda a administração do meu governo. Não é um trabalho somente meu, mas de todos os envolvidos, que dão exemplo para o Brasil”, disse.
         Nos últimos seis meses, desde a primeira avaliação do MPF, em dezembro de 2015, o Portal da Transparência da Prefeitura de Nova Iguaçu registrou 274 mil visualizações, sendo 55 mil somente entre maio e junho. Desse total, 80% dos acessos foram para conhecer o salário do prefeito, secretários e demais servidores municipais. Houve ainda grande demanda por licitações, contratos, receitas e despesas.
         Responsável pela execução do projeto do Portal da Transparência, a subsecretária municipal de Ciência e Tecnologia, Cristiane Bittencourt disse que o prefeito Bornier está expondo as vísceras do governo para quem quiser ver.
         “Com isso, há menos chance de ser um governo corrupto, já que todas as contas, contratos, licitações e tudo mais que envolva recursos públicos municipais, estaduais e federais estão disponíveis para quem quiser consultar no site www.novaiguacu.rj.gov.br”, explicou.
         Ainda na avaliação de Cristiane Bittencourt, o Portal da Transparência é uma espécie de organismo vivo, totalmente conectado com as informações contábeis do governo, desde a licitação de um contrato até o pagamento final pelo serviço prestado à população.
         “Um empenho (de despesa) feito por um secretário vai imediatamente para o Portal da Transparência. Ou seja, o sistema é interligado, impedindo qualquer tentativa de manipulação de dados”, deixou claro a subsecretária, para quem cerca de 400 das 55 mil visualizações, entre maio e junho, foram feitas do exterior.
         “O Portal da Transparência, vinculado ao site da Prefeitura, que também exibe informações exigidas pelo Ministério Público Federal, é como se fosse o Cartão de Visita da cidade. Ele expõe Nova Iguaçu, não somente para os cidadãos iguaçuanos, mas também para o mundo inteiro”, ressaltou.
         Para o secretário municipal de Governo, Thiago Portela, Nova Iguaçu deve esse salto de excelência, com a segunda nota 10 no Ranking Nacional da Transparência, ao grande empenho do prefeito Bornier e os servidores da subsecretaria de Ciência e Tecnologia.
         “Hoje, a cidade e o governo de Nova Iguaçu não tem nada a esconder, muito pelo contrário, o cidadão pode buscar qualquer tipo de informação no portal. O prefeito Bornier se empenhou ao máximo, mobilizando todo o governo municipal em busca de uma integração maior entre todos os órgãos da administração pública, bem como na qualificação dos servidores escolhidos para tocar o Portal da Transparência”, disse.

Tecnologia de Ponta
Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura. Aguarde uns segundos, e, após abri-la, para aumentar a dimensão use o 'mause' numa bolinha sobre linha horizontal, fazendo com que corra para a direita . Depois é só correr o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado das páginas

Nenhum comentário: