Páginas

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Prefeitura inaugura em Três Marias maior escola da cidade


Por: Clébio Luiz e Geraldo Perelo/Fotos: Alziro Xavier
Prefeitura inaugura em Três Marias maior escola da cidade
 Irmãos Marcio Ramos e Sara Vitória se anteciparam e viram um mundo que nunca tinham visto
 “O milagre da educação acontece quando vemos um mundo que nunca havia sido visto”. A frase do educador Rubem Alves, pintada no hall de entrada da Escola-Padrão Municipal Três Marias, em Cabuçu, que será inaugurada no próximo sábado (18/06), às 10h,  pelo prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, retrata a situação dos irmãos Márcio Ramos, 9 anos, e Sara Vitória, 5. Eles deixarão o prédio antigo para estudar em uma nova escola com 14 salas de aula e 28 turmas para cerca de 700 alunos da educação infantil ao 5º ano. Localizada em uma área de 15 mil metros quadrados, a Três Marias é maior unidade de ensino da rede municipal.
 Além de inaugurar a escola, a Prefeitura levará ao local no sábado o projeto Chega Mais Comunidade, que é uma grande ação social com diversos serviços como:  aferição de pressão arterial e glicose, corte de cabelos, emissão de documentos de Identidade, carteira profissional, certidões negativas, cadastramento para os Programas Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Leite Social, Riocard, Banco de Empregos e de Cadeira de Rodas, entre outros.
 A nova unidade (em formato de escola-padrão) terá, além das 14 salas de aula, biblioteca, sala de informática, sala de vídeo, sala de professores, cozinha espaçosa, refeitório, banheiros adaptados para pessoas com deficiência e uma área de lazer com quadra coberta. Todas as dependências estão preparadas para a instalação de ar-condicionado.
 Mãe de Sara Vitória e Marcio Ramos, a dona de casa Lucília Joaquim Vicente Duarte, 41 anos, destacou que a mudança trará reflexos na educação dos filhos, pois a estrutura do novo prédio oferece todas as condições para um bom ensino. “Fico feliz, pois o prédio antigo era muito precário. Para se ter uma ideia, quando chovia, entrava cobra nas salas. A estrutura era muito precária”, afirmou Lucilia Joaquim, que está desempregada e mora com cinco filhos (a mais nova tem apenas um mês de vida) em uma casa de um quarto, sala, cozinha e banheiro. “A nova escola é uma bênção. Também estou desempregado e a situação se complicou, ficou difícil”, completou o cozinheiro Fábio Bernardo Correia, 25,  marido de Lucília, que trabalha nos finais de semana como servente de pedreiro para tentar garantir o sustento da família.
 Dentro do novo prédio da escola, Marcio Ramos e Sara Vitória entraram nas salas, refeitório, parquinho e em outras dependência. Tímido, o menino deixou escapar o que pensa do futuro: “Quero ser professor para ensinar às crianças”, resumiu.
 Diretora-adjunta da Escola Municipal Três Marias, Elvira Silva Fontoura, lembrou que a unidade tinha apenas cinco salas de aula para 310 alunos. “É um sonho realizado, pois aqui é tudo novinho. O prédio antigo estava todo comprometido, com infiltrações e rede elétrica em precário estado. Moradores de Cabuçu merecem uma escola como esta”, arrematou.
 A Prefeitura fez também obras em ruas do entorno da escola municipal Três Marias, além de realizar um mutirão de limpeza no local.

Região em fase de desenvolvimento
 Três Marias, que empresta o nome para a mais nova escola municipal, integra uma das 132 localidade dos sete bairros de Cabuçu. A região é habitada por 91.598 mil iguaçuanos, numa área de 66 quilômetros quadrados, ao longo do corredor da Avenida Abílio Augusto Távora (antiga Estrada de Madureira), onde o governo municipal está investindo mais de R$ 1 bilhão em projetos de infraestrutura, saneamento, saúde, educação, habitação transporte e segurança pública.
 Integrante da Unidade Regional de Governo (URG-IV), com 66 mil quilômetros quadrados e 31.560 domicílios, a região de Cabuçu, que viveu os últimos dez anos em total abandono, está passando agora por transformações que já começam a mudar a qualidade de vida dos moradores.
 Ao longo dos últimos três anos e meio, a região, que se estende até o km 39 da antiga Rio-São Paulo, já recebeu obras de saneamento, drenagem e pavimentação em mais de 300 ruas, além de Clínicas da Família, Destacamento de Polícia Militar e oito novas escolas, entre outros equipamentos sociais.
 É também no corredor da antiga Estrada de Madureira onde se concentra o segundo maior projeto habitacional do Estado do Rio de Janeiro, com a edificação de mais de 10 mil unidades do Minha Casa Minha Vida.

Tecnologia de Ponta
Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura. Aguarde uns segundos, e, após abri-la, para aumentar a dimensão use o 'mause' numa bolinha sobre linha horizontal, fazendo com que corra para a direita . Depois é só correr o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado das páginas

Nenhum comentário: