Páginas

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Nelson Bornier pede ao ministro da Saúde mais recursos para a maternidade Mariana Bulhões e Hospital da Posse


Por: Flavia Rodrigues
Nelson Bornier pede ao ministro da Saúde mais recursos para a maternidade Mariana Bulhões e Hospital da Posse
 Acompanhado dos secretários estadual e municipal de Saúde e do diretor do Hospital da Posse, o prefeito de Nova Iguaçu se reuniu na manhã desta quinta (02), em Brasília, com o ministro Ricardo Barros
 O prefeito da cidade de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, o secretário estadual de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr, o secretário municipal Emerson Trindade e o diretor do Hospital da Posse, Joé Sestello, se reuniram com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, em Brasília, na manhã desta quinta-feira (02/06). O aumento dos repasses para ampliar o atendimento na maternidade municipal Mariana Bulhões, o número de pacientes de outras cidades e a superlotação do Hospital da Posse foram alguns dos assuntos abordados na reunião.
 Desde que foi reaberta em dezembro de 2013, a maternidade já realizou cerca de 10 mil partos e 60 mil atendimentos de urgência e emergência, dos quais 30% são a gestantes de outros municípios da Baixada Fluminense. A maternidade - que deixou de ser uma unidade apenas para atendimentos de casos de alto risco para atender em sistema de porta aberta - tornou-se referência no parto humanizado, tendo recebido do Ministério da Saúde  os títulos de Unidade Amiga da Criança e Amiga da Mulher. 
 "Enquanto outras unidades de urgência e emergência da região estão fechando as portas, como a Maternidade de Xerém, que encerrou suas atividades ontem (01/06), Nova Iguaçu mantém o atendimento. Mas é preciso que as outras cidades façam a sua parte para que a superlotação não acarrete em problemas futuros", disse Emerson Trindade.
Para o prefeito Nelson Bornier, a única forma de ampliar o atendimento, já que a demanda existe e é cada vez mais crescente, é aumentando os repasses. "O valor está defasado. Somente nos três primeiros meses deste ano já foram realizados mais de mil atendimentos na maternidade e cerca de 130 mil atendimentos no HGNI", argumentou o prefeito.
 A superlotação do Hospital da Posse e a necessidade de mais recursos para as unidades também foram abordadas na reunião. "Reconheço que as unidades estão sobrecarregadas e que são muito importantes para a região. Vou analisar os pedidos do prefeito e do secretário estadual de Saúde", disse o ministro Ricardo Barros, que se comprometeu em dar uma resposta nos próximos dias.
A preocupação do diretor geral do Hospital da Posse é também com os pacientes vindos de outras cidades. "Estamos nos esforçando para atender a todos, mas 40% dos nossos pacientes são de fora, o que sobrecarrega o hospital", afirma Joé Sestello.

Flavia Rodrigues   
Assessora de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu

Tecnologia de Ponta
Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura. Aguarde uns segundos, e, após abri-la, para aumentar a dimensão use o 'mause' numa bolinha sobre linha horizontal, fazendo com que corra para a direita . Depois é só correr o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado das páginas

© 2016 Microsoft Termos Privacidade e cookies Desenvolvedores Português (Brasil)

Nenhum comentário: