Páginas

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Prefeitura inaugura unidade de reabilitação para pessoas com deficiência

Mães de alunos do Caiesp gostaram de saber que os filhos terão tratamento dentro da unidade
Thamires Bandeira, Mariana Mol e Chinaida Avelino estudam no Caiesp e farão tratamento no CAD
Fotos: Charles Souza
Prefeitura inaugura unidade de reabilitação para pessoas com deficiência
 O censo do IBGE de 2010 mostrou que Nova Iguaçu tem 265.425 pessoas com algum tipo de deficiência, o que corresponde a 33% da população.  Com a demanda muito grande, diversos  pacientes  buscavam ajuda em instituições de outras cidades.  Para solucionar o problema, a Prefeitura inaugura no próximo sábado (25/06), às 14h, uma unidade de reabilitação do Centro de Acolhimento ao Deficiente (CAD), que funcionará no Centro de Ações Integradas Castorina Faria Lima (Caiesp), no bairro Monte Líbano. A previsão é que sejam feitos cinco mil atendimentos por mês.
 De acordo com o coordenador do CAD, Glauco Mesquita, a unidade terá uma equipe multidisciplinar com 31 profissionais entre médicos, fisioterapeutas, neurologistas, pediatras, terapeutas, psicólogos e assistentes sociais; além de 24 estagiários.
 A unidade contará com uma estrutura que irá reunir serviços das Secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Esporte e Lazer e Cultura. Pessoas com deficiência e também os estudantes já matriculados no local poderão utilizar os novos serviços. A Prefeitura informa que o CAD situado no Centro de Saúde Vasco Barcelos (Rua Bernardino de Mello, 1895, Centro) continuará funcionando.
 Os serviços ficarão reunidos no Centro de Acolhimento ao Deficiente (CAD). Os atendimentos na área da saúde acontecerão num centro especializado que conta com  13 salas e dois salões de fisioterapia, sendo um para adultos e outro para crianças. Serão oferecidas consultas com clínico geral, pediatra, neurologista, neuropediatra, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional e fisiatra (especialista em medicina física e reabilitação). No local também haverá procedimentos de enfermagem.
  Os 195 alunos do Caiesp, que era uma unidade estadual e foi municipalizada, também poderão participar de oficinas culturais, cursos de qualificação profissional e esporte adaptado, para complementar a reabilitação.  
 O próximo passo será recuperar o campo da instituição para  a prática de equoterapia (método terapêutico e educacional, que utiliza cavalo na recuperação de pacientes). Cento e noventa e cinco alunos estudam atualmente no Caiesp.
 Um dos principais serviços oferecidos pelo Centro de Reabilitação será a recuperação urológica de pacientes que sofreram lesões na medula, dificultando assim a ereção para o ato sexual. O superintendente de Saúde da Pessoa com Deficiência, Francisco Coutinho, é o responsável pelo tratamento.
 A unidade de reabilitação do Centro de Acolhimento ao Deficiente e o Caiesp ficam na Rua Professora Helena Antipoff, s/n, Monte Líbano.


Tecnologia de Ponta
Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura. Aguarde uns segundos, e, após abri-la, para aumentar a dimensão use o 'mause' numa bolinha sobre linha horizontal, fazendo com que corra para a direita . Depois é só correr o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado das páginas

Nenhum comentário: