Páginas

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Idosos são beneficiados com isenção de IPTU em Nova Iguaçu

Por: Clara Paixão/Fotos: Alziro Xavier
Idosos são beneficiados com isenção de IPTU em Nova Iguaçu
A Prefeitura de Nova Iguaçu entregou nesta sexta-feira (17) a cem idosos certificados de isenção de cobrança de IPTU. A entrega aconteceu na sede da Subsecretaria de Economia e Finanças. Para receber os beneficiários, foi servido um café da manhã reforçado com bolos, pão, suco e biscoito.
 Para receber a isenção é necessário apresentar os seguintes documentos: identidade, RG, comprovante de residência, comprovante de renda e documento do imóvel, na Subsecretaria de Economia e Finanças que fica na Rua Iracema Soares Pereira Junqueira, nº 65.
 O secretário Luiz Carlos Mayhé destacou que muitos processos de isenção tramitavam há anos na Prefeitura e raramente eram concluídos. De acordo com Mayhé, a realidade hoje é outra. “O prefeito Nelson Bornier decidiu criar um setor específico (isenção e imunidades) para melhor atender aos idosos. Podemos dizer que a emissão do certificado de isenção agora ficou muito mais rápida”, resumiu Mayhé, acrescentando que quando o idoso for renovar, não precisará abrir outro processo.
 Segundo o subsecretário Jesué Brito, para ter direito a isenção, que é intransferível, é necessário cumprir os seguintes requisitos: ter mais de 60 anos, ter apenas um imóvel no município e morar nele, além de não possuir débitos e ter renda de até dois salários mínimos. “O nosso objetivo é facilitar ao máximo a vida das pessoas. A renovação deve ser feita a cada dois anos. Basta trazer aqui na Subsecretaria os documentos necessários, que realizamos gratuitamente”, disse.  
 O aposentado Antônio Neto, 79 anos, morador da Posse, exibiu com orgulho o certificado de isenção. “A situação já está precária. Poder utilizar esse benefício me ajuda muito. Sempre que preciso renovar sou bem atendido. Já estou isento há 6 anos. O processo de renovação é muito rápido”, disse entusiasmado.
 Moradora do bairro Amaral, Sebastiana Nascimento dos Santos, 66 anos está aliviada por não ter que pagar mais IPTU. Ela, que recebe um salário mínimo por mês, disse que a tramitação do processo foi rápida. “Estou muito feliz por estar recebendo a isenção. Agora vou investir em mim, com o dinheiro que eu pagaria o imposto vou aproveitar para viajar e visitar a família”, disse Sebastiana.


Tecnologia de Ponta
Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura. Aguarde uns segundos, e, após abri-la, para aumentar a dimensão use o 'mause' numa bolinha sobre linha horizontal, fazendo com que corra para a direita . Depois é só correr o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado das páginas

Nenhum comentário: