Páginas

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Belford Roxo - Vila Cláudia de mutirão esquecido a bairro modelo

Leandro Luciano
Vila Cláudia de mutirão esquecido a bairro modelo
Quem conhece o mutirão de Vila Cláudia sabe da precariedade do abastecimento d’água, da iluminação pública, do saneamento básico e dos constantes atrasos na coleta de lixo, que acontecem a cada três meses. Então, esse cenário começou a mudar...

Através da iniciativa de alguns moradores, o mutirão começa a ganhar outra cara! Já faz quatro meses que a comunidade se reuniu para pensar concretamente sobre as problemáticas do bairro. E a partir disso, iniciaram-se algumas ações que são exemplos para outros bairros que sofrem com a mesma problemática do Mutirão.

O problema de iluminação pública da Rua do Sossego, Rua das Palmeiras, Rua do Ouvidor e Rua São Jorge foi resolvido. Sobre a distribuição de água em todo morro, os moradores estão se reunindo para a compra de uma bomba d’água de 15 cavalos – do valor de R$ 2.500,00. E as principais ruas do Mutirão estão recebendo concreto, facilitando a mobilidade de todos do bairro. E tudo isso, a partir da iniciativa dos moradores que cansados de esperar, decidiram agir!

“Chega de ser conhecido como Mutirão Esquecido, já passou da hora de nos tornarmos um bairro modelo! Sabemos que precisamos fazer muita coisa na comunidade... Não dá para ficar de braços cruzados!” afirma Tikinho, líder comunitário.

As ações dos moradores não isentam o Governo de cumprir com as suas responsabilidades no bairro, e por isso alinhada a essas ações comunitárias, os jovens do Projeto Construindo Cidadania da Casa do Menor São Miguel Arcanjo, iniciam – também – o trabalho de monitoramento das políticas públicas em Belford Roxo através do Curso Agente Comunitário, utilizando-se da metodologia do MJPOP da Visão Mundial.

A comunidade está se organizando e modificando sua maneira de pensar Vila Cláudia, e a partir dessas ações acredita-se que grandes sonhos serão realizados.

Nenhum comentário: