Páginas

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Saúde Nova Iguaçu/ HGNI: atendimentos por acidentes de trânsito aumentam no carnaval



Por:Fernanda Rodrigues Foto: Everton Barsan
Saúde Nova Iguaçu/ HGNI: atendimentos por acidentes de trânsito aumentam no carnaval
 Às vésperas do início oficial do carnaval, o Hospital Geral de Nova Iguaçu ((HGNI/Hospital da Posse) faz uma alerta sobre a necessidade de a população adotar medidas simples ao dirigir um veículo, tais como o uso de capacetes de proteção (no caso de motos), respeitar a sinalização e os limites de velocidade, e principalmente não ingerir bebida alcoólica. Para se ter uma ideia, os casos de traumas decorrentes de acidentes de trânsito - seja  por colisão ou atropelamento - que chegam à unidade nesse período carnavalesco aumentam, em média, 30%.   
Este ano, somente no mês de janeiro, dos cerca de 1.200 atendimentos na emergência vermelha – por onde entram os casos mais graves –, 160 envolviam algum tipo de acidentes no trânsito, representando aproximadamente 7,5 % das internações no período. Já no ano passado, cerca 10% dos atendimentos realizados no HGNI/Hospital da Posse estavam relacionados a algum tipo de trauma provocado por acidentes de trânsito - atropelamentos e colisões de carros e motos.
Esses números chamam atenção para a imprudência no trânsito e servem de alerta sobre o aumento de acidentes, segundo observa o diretor geral da unidade, o médico Joé Gonçalves Sestello.    
“A imprudência no trânsito é uma das maiores causas de óbitos e internações hospitalares no país. No HGNI, maior emergência pública da Baixada Fluminense, durante períodos de festa, como o carnaval, os índices de traumas provocados por acidentes no trânsito aumentam significativamente. É importante que medidas simples, como o uso de capacetes de proteção, respeitar a sinalização e os limites de velocidade, e principalmente não ingerir bebida alcoólica ao dirigir, sejam tomadas a fim de evitar acidentes”, garante.
Outro estudo realizado pela Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, aponta que cerca de 70% dos acidentes de trânsito no município envolvem motocicletas e 66% das vítimas de atropelamento são mulheres. 
“A Prefeitura de Nova Iguaçu vem realizado estudos que auxiliam no monitoramento e eficácia das ações estratégicas de prevenção. A conscientização é a melhor forma de evitar acidentes no trânsito. A parceira com os governos Estadual e Federal, através de campanhas, aliadas às ações de fiscalização das polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal também contribuem para tentar diminuir esses índices. A preocupação é não só oferecer agilidade e eficácia no atendimento aos pacientes acidentados, como também orientar a população sobre como preveni-los”, afirma o secretário de Saúde de Nova Iguaçu, Luiz Antônio Teixeira Júnior.
Vítima da imprudência de uma motorista, o estudante Paulo Soares de Souza, de 27 anos, ainda sofre as consequências do acidente que quase tirou sua vida no ano passado. “Eu estava na moto, esperando o sinal abrir. A motorista estava embriagada e não viu o sinal fechado. Com a força do impacto fui arremessado longe. Por sorte, não morri, estava de capacete. Fiquei um mês na UTI, fraturei o braço e o fêmur, e depois de passar por duas cirurgias, ainda ando com dificuldades. É lamentável saber que sou mais um entre tantas vítimas da irresponsabilidade de alguns motoristas”, lamenta.  

-- 
Fernanda Rodrigues 
Assessoria de Imprensa 

Nenhum comentário: