Páginas

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Nova Iguaçu lança projeto Juventude Viva

Nova Iguaçu lança projeto Juventude Viva
Cidade adere ao programa que visa prevenir a violência contra jovens negros

A Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria de Assistência Social (Semas), lançou nesta quarta-feira (26) o Plano Juventude Viva, que visa prevenir à violência contra a juventude negra. A solenidade foi realizada no teatro Sylvio Monteiro, no Centro, e contou com a presença da vice-prefeita Dani Nicolasina; secretária de Assistência Social, Cristina Quaresma; subsecretária, Cristiane Lamarão, além do defensor público, Antonio Carlo e do capitão Panham, representando o 20º batalhão de Polícia Militar.

Com base nos dados que os homicídios são a principal causa da morte de jovens de 15 a 29 anos no Brasil, especialmente negros do sexo masculino, Nova Iguaçu, que está na vigésima colocação nacional, sendo a terceira do Estado, perdendo apenas para o Rio de Janeiro e Duque de Caxias, se sensibilizou sobre a necessidade de combater o problema.

Segundo Dani Nicolasina, em pleno século XXI, não há mais espaço para tolerância com discriminação sobre cor da pele. “A adesão do prefeito Nelson Bornier ao programa foi espontânea, o que mostra a nossa preocupação. É preciso dar um basta a essa situação. Nossos jovens estão morrendo e não podemos deixar que o nosso futuro seja desperdiçado de uma forma tão brutal”, avalia.

De acordo com Cristina Quaresma, está mais que na hora de mobilizar o governo para que essa estatística seja erradicada na cidade. “Não podemos deixar um dado tão alarmante como esse de lado. A nossa proposta é unir todos os segmentos, visando diminuir esse índice. Tenho certeza que conquistaremos bons resultados, uma vez que temos responsabilidade social e estamos comprometidos com a juventude iguaçuana”, destaca a secretária.


Seminário de Enfrentamento a Violência
Hoje (27), a Semas voltou a discutir o programa “Juventude Viva” no auditório da Universidade Iguaçu (Unig) através do Seminário para Construção do Plano de Enfrentamento à Violência Contra Juventude Negra. Além de representantes de vários segmentos do governo, participaram do evento ONGs, escolas, grupos culturais e a sociedade civil.

Além de uma palestra que abordou o tema “Raça e Violência”, ministrada pela professora da Unigranrio, Rosane Lopes, os presentes receberam material didático sobre o projeto. De acordo com o superintendente de atendimentos especiais da Semas, Thiago Pereira, o objetivo é construir o plano em parceria com a sociedade civil. “Experiências em outros estados mostram que apenas o governo atuando, não traz bons resultados. Queremos uma política participativa e assim, alcançar metas positivas e que mudem a realidade de Nova Iguaçu”, afirma.

Os participantes foram divididos em dois grupos de trabalho, onde um traçou políticas públicas na área de direitos humanos, segurança pública, assistência social, trabalho, emprego e renda, e o outro para educação, cultura, saúde, esporte e lazer.

A partir do seminário, a prefeitura vai criar a “Caravana da Juventude”, que levará ações de saúde, educação assistência social, cultura e esporte para as áreas de o poder público tem difícil acesso. A primeira ação será realizada nos bairros próximos a Estrada de Madureira. Rodas de conversa também serão realizadas nas escolas municipais e nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), com a finalidade de colher dados e de desconstruir a banalização da violência. 

Nenhum comentário: