Páginas

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Bornier determina apuração de denúncia de cobrança de uso do solo público no Carnaval

Por: ASCOM
Bornier determina apuração de denúncia de cobrança de uso do solo público no Carnaval

          O prefeito Nelson Bornier determinou nesta quinta-feira (27), ao secretário municipal de Defesa Civil e Ordem Pública, Luiz Antunes, que apure “imediatamente” as denúncias de que pessoas, se intitulando coordenadores do Carnaval, estariam cobrando taxa pelo uso do solo público para que camelôs comercializem suas mercadorias nos locais de eventos, no entorno da passarela do samba, na Via Light, e nos 17 bairros da cidade de Nova Iguaçu onde também estão sendo montados coretos para os foliões.

         Bornier voltou a advertir que ninguém está autorizado a fazer qualquer tipo de cobrança. Segundo ele, os vendedores ambulantes poderão trabalhar livremente, desde que respeitem as normas preestabelecidas pela Secretaria Municipal de Defesa Civil e Ordem Pública. O prefeito já havia dito na semana passada que será “rigoroso” na fiscalização e punição contra quem ousar desrespeitar sua ordem.

         Segundo ainda o prefeito, qualquer tentativa de extorsão deve ser denunciada imediatamente pelo telefone 2668-3537 ou junto aos fiscais da prefeitura que estarão trabalhando durante o Carnaval.

         Já o secretário Antunes pediu aos camelôs que fiquem atentos, de olhos abertos, para não se deixar ser vítima de extorsão. “Todos os equipamentos da festa, como coretos (palanques), iluminação, ornamentação e aparelhagem de som estão sendo bancados somente pelo Governo Municipal. Quem disser qualquer coisa, além disso, estará mentindo, podendo inclusive ser preso, sujeito às penas da lei”, disse.

         Antunes advertiu ainda que não será permitida também a montagem de barracas fixas no entorno da passarela do samba, na Via Light. O objetivo, segundo explicou, é liberar espaço para que os foliões possam se divertir sem qualquer tipo de empecilho.

“Os ambulantes não poderão se estabelecer em qualquer lugar, terão que trabalhar com suas barraquinhas sobre rodas para que desocupem o espaço público ao final da cada noite de Carnaval, de forma a não prejudicar também a mobilidade urbana. O Centro da cidade terá de ficar livre, pela manhã”, determinou o secretário.

Nos bairros, segundo Antunes, os camelôs serão orientados como trabalhar pelos coordenadores de Carnaval da Prefeitura.

Nenhum comentário: