Páginas

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Nova Iguaçu cria portaria para autorizar equipes de enfermagem a tratar pacientes com sífilis

Nova Iguaçu cria portaria para autorizar equipes de enfermagem a tratar pacientes com sífilis

Cidade registrou 871 casos da doença nos últimos três anos; quase metade deles em 2013

A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, publicou no Diário Oficial do dia 25 de fevereiro a portaria 026/2014 que permite às equipes de enfermagem - inseridas nos programas de saúde pública regulamentados pelo Ministério da Saúde - iniciar o tratamento aos pacientes com sífilis. A doença, que é sexualmente transmissível, faz 12 milhões de novas vítimas a cada ano no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Já em Nova Iguaçu foram registrados, nos últimos três anos, 871 casos de sífilis, dos quais 432 só em 2013.

 Portanto, a medida da Prefeitura, além de agilizar o início do processo de cura, fará com que mais doentes sejam atendidos, uma vez que antes somente médicos poderiam realizar o procedimento. Para o secretário de Saúde, Dr. Luiz Antônio Teixeira Júnior, a notificação de novos registros da doença se deve às constantes campanhas de conscientização para que as pessoas quebrem o preconceito e procurem os postos de saúde para orientações e tratamento. 

Tratamento, esse, que consiste na aplicação do antibiótico benzetacil. O paciente deve receber três doses do medicamento, sendo uma a cada sete dias. É importante que o parceiro ou parceira também se trate e que o casal utilize preservativo durante a relação sexual até que o processo seja concluído.

“Acreditávamos que os números de 2011 e 2012 não correspondiam à realidade, por isso, no ano passado investimos em prevenção e ações de conscientização. Também começamos a oferecer o teste rápido nos postos de saúde e não apenas no Centro de Saúde Vasco Barcellos como acontecia antes", disse o secretário.

Com a chegada do carnaval, a preocupação com as doenças sexualmente transmissíveis se torna ainda maior. Desde a semana passada, a Secretaria de Saúde da cidade realizou por quatro vezes nos últimos 12 dias uma campanha de prevenção da sífilis. Funcionários da subsecretaria de Vigilância em Saúde montaram uma tenda no local para esclarecer dúvidas e dar orientações às pessoas sobre a doença, como sintomas, prevenção, tratamento e postos de referência. O último dia de campanha foi na manhã desta quinta-feira (27/02), na Via Light.

A cada vez que o sinal da pista sentido Pavuna, na altura da Avenida Nilo Peçanha, ficava vermelho, uma faixa com o alerta para a sífilis era estendida pela equipe em frente aos carros enquanto motoristas e pedestres eram abordados e recebiam, além de folders, adesivos para colarem em seus veículos e preservativos.  

“São poucos segundos, mas o tempo é suficiente para explicarmos aos motoristas a importância da prevenção à doença, que também pode ser transmitida ao feto durante a gestação”, explica Elinete Nunes Galdino, agente de saúde. Ao longo dos quatro dias de campanha foram distribuídos 4 mil folders, 800 adesivos e 3 mil preservativos.

Créditos: Everton Barsan
-- 
Raphael Bittencourt
Jornalista

Nenhum comentário: