Páginas

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Nova Iguaçu realiza grande sorteio do ‘Minha Casa, Minha Vida’



Por:ASCOMFotos :Alziro Xavier
Nova Iguaçu realiza grande sorteio do "Minha Casa, Minha Vida"
Milhares de pessoas lotaram a Vila Olímpica nos dois dias de evento

 A Prefeitura de Nova Iguaçu realizou nesse fim de semana (22 e 23) o primeiro sorteio do programa “Minha Casa, Minha Vida”. A atividade que foi realizada na Vila Olímpica da cidade, no Centro, contou com a presença das 20 mil famílias que se cadastraram na Secretaria de Assistência Social.

O prefeito Nelson Bornier acompanhou o sorteio com todo o seu secretariado, além de vereadores da cidade e o deputado federal, Felipe Bornier.  Ao todo, foram sorteados 2.592 apartamentos e 1.200 pessoas para cadastro de reserva. Segundo Bornier, todas as famílias sorteadas terão sua casa garantida. E os que entraram para o cadastro de reserva, serão contemplados nos próximos empreendimentos, que serão lançados no município até 2016, nos bairros Cerâmica e Cabuçu. “Nesta quarta-feira estarei indo o Brasília e mostrarei para os Ministérios das Cidades e Habitação o sucesso que foi o evento. Isso é a prova que a demanda de Nova Iguaçu é imensa e que nossa meta, que era chegar a 15 mil unidades, até o final do mandato, em 2016, precisa aumentar. Quero mais dez mil unidades”, avalia.

A secretária de Assistência Social, Cristina Quaresma, confirmou a estimativa do prefeito. “Assim que lançamos o cadastro, a procura foi imensa. Isso reflete na multidão que recebemos nos dois dias de sorteio. A cidade ficou uma década sem investir em habitação para famílias com renda de até três salários mínimos. Mas nós não mediremos esforços para suprir essa necessidade da região”, afirma Quaresma.

Já nesta segunda-feira (24) a Secretaria de Assistência Social divulgou a relação com o nome de todos os sorteados no site da prefeitura (www.novaiguacu.rj.gov.br), que deverão comparecer de 10 a 31 de março na sede da secretaria, das 9h às 16h. É preciso levar identidade, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento, casamento ou divórcio, cartão do cadastro único (Cadunico), Bolsa Família e Número de Identificação Social (NIS).

O pré-cadastro continua a ser realizado até o fim de outubro, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, na Rua Luiz Guimarães, no Centro, e também nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) espalhados pelos bairros da cidade.

Emoção dos sorteados
Cláudia de Souza Lima, 47, foi uma das primeiras sorteadas presente no local e fez questão de agradecer. “Hoje o meu dia está sendo perfeito. Não tenho nem palavras para descrever o que estou sentindo. É um grande sonho sendo realizado”, disse muito emocionada a diarista, que vai morar como a filha e atualmente paga R$ 300 de aluguel em Vila de Cava.

Outra sorteada foi Elza Souza, 47. Com uma filha de 29 anos portadora de deficiência múltipla, ela conta que a sensação que tem é de ter dignidade e mais conforto. “Hoje moro no KM 32, em uma casa emprestada. Minha filha precisa de acessibilidade e agora, com a nossa casa própria, vou poder dar o conforto que ela merece. Agora é a hora do recomeço”, afirma ela.

 O projeto
Os apartamentos sorteados nesse fim de semana estão sendo construídos no Jardim Guandu. Os empreendimentos são dotados de total infraestrutura urbana, com ruas pavimentadas, redes de esgoto, água, luz e telefone, além de escolas, creches, posto de saúde e condução na porta.

Nenhum comentário: