Páginas

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Nova Iguaçu adere ao Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A

Por:Raphael Bittencourt
Nova Iguaçu adere ao Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A
Postos de Saúde do município vão oferecer doses da vitamina para crianças com idade entre seis meses e quatro anos e 11 meses
A partir da primeira quinzena de fevereiro os postos de Saúde de Nova Iguaçu vão oferecer doses de vitamina A para crianças com idade entre seis meses e 4 anos e 11 meses. O serviço faz parte da campanha “Vitamina A Mais”, do Projeto Nacional de Suplementação de Vitamina A. Nesta sexta-feira (31/01), enfermeiras e técnicas em enfermagem da rede municipal de Saúde estiveram no Pam Dom Walmor, onde participaram de um treinamento para a aplicação das doses da vitamina.

A capacitação foi feita por Alzeli Barreira dos Santos, responsável pela área técnica de alimentação e nutrição da subsecretaria de Atenção Básica. Ela ensinou a maneira correta de manipular a capsula que contém a vitamina, os procedimentos corretos na hora de aplicar a dose e tirou dúvidas dos participantes do treinamento. Alzeli também explicou a importância das crianças receberem a suplementação.

“Muitas delas não têm o hábito de ingerir alimentos que contenham vitamina A. É importante que as mães as levem a uma UBS para que elas recebam a dose, mas os profissionais da saúde também devem estimulá-las a oferecerem aos seus filhos estes alimentos ricos em vitamina A”, afirma Alzeli, que é nutricionista.

A vitamina A está presente em alimentos amarelo-alaranjados; como laranja, cenoura e abóbora, verdes-escuros; como espinafre, e até nos ovos e leite de vaca. Ela é importante para a saúde da pele, dos olhos, a manutenção das unhas e para um crescimento capilar saudável.

O secretário Municipal de Saúde Luiz Antônio Teixeira Júnior faz um importante alerta: as crianças só receberão a dose da vitamina caso o responsável apresente a caderneta de vacinação. “Ela é fundamental para que seja marcada a data da segunda dose, que deverá ser aplicada após seis meses. A meta do Ministério da Saúde é que as cidades deem a dose da vitamina a pelo menos 60% das crianças. Mas o prefeito Nelson Bornier quer que Nova Iguaçu supere esta meta para que nossos baixinhos cresçam cada vez mais saudáveis”, afirma.


Raphael Bittencourt
Jornalista
(21) 9-8525-0304
© 2014 MicrosoftTermosPrivacidadeDesenvolvedoresPort

Nenhum comentário: