Páginas

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Saúde Nova Iguaçu: HGNI lança campanha "Folião Sangue Bom"


Por: Fernanda RodriguesFotos: Everton Barsan
Saúde Nova Iguaçu: HGNI lança campanha "Folião Sangue Bom"
 Para garantir a reposição do estoque do banco de sangue para o carnaval – período onde as doações voluntárias diminuem em até 60% -, o Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI/Hospital da Posse) lançou nesta quarta-feira (19) a campanha “Folião Sangue Bom”, visando aumentar o número de doações de sangue nos dias que antecedem a folia. Atualmente a unidade recebe uma média de 350 doadores por mês - coletando 300 bolsas de sangue -, quando o necessário para atender a demanda de cirurgias de emergência e eletivas, seria do dobro - 600 bolsas/mês -.

Adeptos da prática de exercícios, 20 doadores voluntários da academia de ginástica, Aquatic Center, em Mesquita, aproveitaram o Dia do Esportista – comemorado hoje (19) – para abrir a campanha. Foram todos, no mesmo horário, ao banco de sangue do HGNI e fizeram a doação. Há dez anos a jornalista Danielle Ramiro, de 28 anos, doa sangue frequentemente e sabe da importância do gesto.

  “Comecei a doar aos 18 anos quando um parente precisou de sangue para realizar uma cirurgia. Desde então, não parei mais. No ano passado, minha mãe também precisou e pude contar com a ajuda de alguns amigos. Doar sangue é um gesto tão simples, mas de uma importância que ajuda a salvar vidas. Doar para o Hospital da Posse é ainda mais gratificante, pois sem saber, estamos ajudando pessoas próximas, no mesmo bairro ou cidade”, afirma.

O secretário municipal de Saúde de Nova Iguaçu, Luiz Antônio Teixeira Júnior, elogiou a iniciativa.
“O Hospital da Posse é a maior emergência da Baixada Fluminense, atendendo pacientes de toda região e também os acidentados da Rodovia Presidente Dutra. Com as melhorias que vêm sendo feitas dentro hospital pelo prefeito Nelson Bornier, a população tem procurado cada vez mais a unidade e o número de atendimentos triplicou. Hoje chegamos a realizar em média de 500 a 600 cirurgias por mês, entre as de emergência e eletivas. Por isso a preocupação de manter o estoque do banco de sangue sempre abastecido. Iniciativas como a desse grupo servem de exemplo para incentivar ainda mais os doadores”, ressalta.

As doações no HGNI acontecem sempre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30. Para incentivar ainda mais os doadores, um lanche caprichado, com frutas, biscoitos, geleia, queijo, suco, achocolatado e café é servido aos voluntários antes e depois da doação. O médico, Joé Sestello, diretor do hospital, lembra que não é preciso fazer jejum antes de doar sangue. “Apenas é preciso evitar bebidas alcoólicas e comidas muito gordurosas 24hs antes da doação. Doar sangue é simples, rápido, não doí e não prejudica a saúde. Em poucas horas após a doação, o próprio organismo repõe a quantidade retirada”, garante.

             Professora de educação física, Maria Gabriela Kurka, de 29 anos, doou sangue pela primeira.
“Com a correria do dia a dia, nunca conseguia parar. Essa oportunidade na academia, que sempre participa de ações sociais, era a oportunidade que faltava. Doar sangue é tão simples e rápido que agora pretendo fazer disso uma rotina”, anima-se. 

 Como participar:
Para ser um doador de sangue, o voluntário precisa estar bem de saúde, trazer um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 68 anos e pesar mais de 50 quilos. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsáveis. O modelo da declaração pode ser adquirido através do site do Hemorio – www.hemorio.rj.gov.br. O Banco de Sangue do HGNI é ligado ao Instituto Estadual de Hematologia (Hemorio) e funciona, no primeiro andar do hospital, localizado na Avenida Henrique Duque Estrada Mayer, 953, Posse, Nova Iguaçu.

Nenhum comentário: