Páginas

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Secretaria de Saúde de Nova Iguaçu monta operação, nos fins de semana, de combate ao mosquito da dengue

-- 
Por:Raphael Bittencourt Foto:Everton Barsan
Secretaria de Saúde de Nova Iguaçu monta operação, nos fins de semana,  de combate ao mosquito da dengue
Ao todo 653 residências foram visitadas, 87 delas estavam na listagem de casas fechadas durante a semana

Em Nova Iguaçu, a cada 100 casas visitadas pelos agentes que trabalham no combate à dengue, 19 estão fechadas. Para reduzir esse número, a Secretaria Municipal de Saúde da cidade designou 80 profissionais do setor de Vigilância em Saúde, que trabalharão também aos sábados percorrendo bairros onde são encontradas muitas casas fechadas. Essa é mais uma estratégia do município para combater o mosquito Aedes aegypt, o transmissor da dengue, doença muito comum nos períodos mais quentes do ano.  A operação começou neste sábado (22-02) e percorreu ruas dos bairros Vila Nova, Prata, Jardim Tropical e Jardim da Viga visitando 653 residências;  83 delas ainda não tinham sido vistoriadas pelos profissionais por estarem fechadas ao longo da semana.

Na ocasião, os profissionais fizeram o tratamento dá água com larvicidas e orientaram a população a se proteger do mosquito.  Dona Ocirema da Silva, 69 anos, conhece bem os sintomas da doença, já que em 2011 a dona de casa sofreu com a dengue hemorrágica. Recém-chegada ao bairro Vila Nova, a nova moradora comemorou a visita dos profissionais.

“Quando tive dengue passei maus momentos, fiquei de cama e meu corpo doía muito. Por isso, não deixo água parada em lugar nenhum e acho excelente a iniciativa de usar o fim de semana para realizar esse trabalho, até porque não adianta eu fazer a minha parte se a casa do vizinho está cheia de mosquitos. Esse trabalho mostra que a prefeitura está preocupada com a população”, comenta Dona Ocirema. 

 Com a operação de combate à dengue, a Secretaria de Saúde espera reduzir o número de casas fechadas para 10%. “O prefeito Nelson Bornier e eu acreditamos que a dengue será vencida com ações de prevenção. A população precisa estar bem orientada para nos ajudar a evitar a proliferação do mosquito. As ações de sábado serão muito importantes porque vamos visitar casas onde não conseguíamos entrar porque Nova Iguaçu ainda é uma cidade dormitório, muitos moradores só retornam do trabalho, à noite, e as casas ficam fechadas durante o dia”, explica o secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior. 

No sábado, 15 de março, será a vez dos bairros da Posse, Cerâmica, Carmary, Ponto Chic, Bairro Botafogo, Caiçara e Jardim Ocidental receberem os agentes. A expectativa é de que mil residências sejam visitadas.  

Orientação contra a dengue acontece também na Via Light
Desde a semana passada, profissionais da Saúde de Nova Iguaçu estão atuando na Via Light distribuindo folders e orientando a população a não deixar água parada em reservatórios para evitar a proliferação do Aedes aegypt.  

 O moto-taxista Daniel Campina Oliveira, 23 anos, foi um dos abordados e recebeu dicas sobre como evitar a dengue. “Eu sempre verifico se tem algum recipiente que possa conter água parada. Mas é importante que cada um faça a sua parte para a dengue passar longe”, alerta.

Outra ação contra a dengue voltará a ser realizada nesta terça-feira (25/02) e também no dia 27/02, na Via Light, a partir das 9h.


Raphael Bittencourt
Jornalista



Nenhum comentário: