Por:Raphael Bittencourt Foto:Everton Barsan
Secretaria de Saúde de Nova Iguaçu monta operação, nos fins de semana, de combate ao mosquito da dengue
Ao todo 653 residências foram visitadas, 87 delas estavam na listagem de casas fechadas durante a semana
.jpg)
Na ocasião, os profissionais fizeram o tratamento dá água com larvicidas e orientaram a população a se proteger do mosquito. Dona Ocirema da Silva, 69 anos, conhece bem os sintomas da doença, já que em 2011 a dona de casa sofreu com a dengue hemorrágica. Recém-chegada ao bairro Vila Nova, a nova moradora comemorou a visita dos profissionais.
“Quando tive dengue passei maus momentos, fiquei de cama e meu corpo doía muito. Por isso, não deixo água parada em lugar nenhum e acho excelente a iniciativa de usar o fim de semana para realizar esse trabalho, até porque não adianta eu fazer a minha parte se a casa do vizinho está cheia de mosquitos. Esse trabalho mostra que a prefeitura está preocupada com a população”, comenta Dona Ocirema.
Com a operação de combate à dengue, a Secretaria de Saúde espera reduzir o número de casas fechadas para 10%. “O prefeito Nelson Bornier e eu acreditamos que a dengue será vencida com ações de prevenção. A população precisa estar bem orientada para nos ajudar a evitar a proliferação do mosquito. As ações de sábado serão muito importantes porque vamos visitar casas onde não conseguíamos entrar porque Nova Iguaçu ainda é uma cidade dormitório, muitos moradores só retornam do trabalho, à noite, e as casas ficam fechadas durante o dia”, explica o secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior.
No sábado, 15 de março, será a vez dos bairros da Posse, Cerâmica, Carmary, Ponto Chic, Bairro Botafogo, Caiçara e Jardim Ocidental receberem os agentes. A expectativa é de que mil residências sejam visitadas.
Orientação contra a dengue acontece também na Via Light
Desde a semana passada, profissionais da Saúde de Nova Iguaçu estão atuando na Via Light distribuindo folders e orientando a população a não deixar água parada em reservatórios para evitar a proliferação do Aedes aegypt.
O moto-taxista Daniel Campina Oliveira, 23 anos, foi um dos abordados e recebeu dicas sobre como evitar a dengue. “Eu sempre verifico se tem algum recipiente que possa conter água parada. Mas é importante que cada um faça a sua parte para a dengue passar longe”, alerta.
Outra ação contra a dengue voltará a ser realizada nesta terça-feira (25/02) e também no dia 27/02, na Via Light, a partir das 9h.
Raphael Bittencourt
Jornalista
Nenhum comentário:
Postar um comentário