Páginas

quinta-feira, 26 de março de 2015

CISBAF CAPACITA ENFERMEIROS DA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA E DA ATENÇÃO BÁSICA DA BAIXADA



Por: Claudia Souza
CISBAF CAPACITA ENFERMEIROS DA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA E DA ATENÇÃO BÁSICA DA BAIXADA
O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (Cisbaf), através do Núcleo Regional de Educação Permanente/Telessaúde da Baixada Fluminense, ministrou nesta terça-feira (17), na sede do consórcio, palestra sobre a “Cinemática do trauma, manejo e remoção de vítimas” para enfermeiros da Urgência e Emergência, e da Atenção Básica que atuam em 11 municípios da região. A apresentação mostrou detalhes dos procedimentos necessários para socorro a vítimas politraumatizadas com parada cardiorrespiratória e faz parte da programação do I Curso de Formação de Enfermeiros Multiplicadores em Urgência e Emergência, que terá duração de três meses.

 O palestrante enfermeiro Fábio Rodrigues de Oliveira falou das manobras convencionais, como a respiração boca a boca e boca-máscara, ou seja, a respiração artificial através de uma máscara. Durante a palestra ele também apresentou alguns equipamentos novos, como a máscara laríngea que substitui a prótese respiratória, só utilizada pelo médico. Segundo Fábio, com o uso da máscara laríngea, o próprio enfermeiro pode realizar o procedimento, reduzindo, dessa forma o tempo de espera pelo socorro e auxiliando na manutenção segura da via respiratória até a chegada ao hospital.

Fábio Rodrigues também destacou a importância da presença dos profissionais da Atenção Básica no curso. “Como na AB realizamos um trabalho preventivo, é importante que as equipes de saúde saibam reconhecer os sintomas de uma parada cardiorrespiratória e quais manobras devem ser realizadas ainda na unidade de saúde básica até a chegada de uma ambulância que fará a remoção do paciente ao hospital. Em alguns países, como o Canadá e os Estados Unidos, esses conceitos são bastante disseminados já entre crianças a partir dos cinco anos de idade”, explica.

Para a enfermeira da Clínica de Família no município de Nova Iguaçu, Raquel da Silva Cruz, o curso tem atingido as expectativas. “Está sendo uma experiência maravilhosa, uma atualização de tudo o que já vimos. O curso está nos capacitando nos casos de urgência e emergência, situação que na atenção básica praticamente não ocorre, mas pode acontecer. Os professores são maravilhosos, atenciosos e dispostos a dar sempre informações novas. As palestras estão acima da minha expectativa”, ressalta a enfermeira que adiantou que todo o conhecimento adquirido será disseminado entre os técnicos em enfermagem e os agentes comunitários de saúde da rede.

Leandro de Lima Leal atua no Samu do município de São João de Meriti e também vem aprovando a capacitação. “A cada semana temos uma discussão sobre um tema diferente e isso é muito importante porque, além de qualificar o profissional, expandir seus conhecimentos, padroniza os procedimentos realizados por todas as equipes do Samu em toda a Baixada. Estou tendo oportunidade de aprender coisas novas, porque sempre surgem protocolos novos, são técnicas diferentes, são conhecimentos que acabam se agregando e melhorando a qualidade da prestação do serviço à população”, declara. São João de Meriti também está criando um programa de educação continuada, com o objetivo de multiplicar o aprendizado ao restante da equipe da urgência e emergência, bem como para a atenção básica.

Tecnologia de ponta:
Para ler o1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga à faixa a direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Clique mais uma vez para focar, e, corra os quadrantes da página com o Mauser. Para mudar de página clique na seta ao lado da página.

Nenhum comentário: