Páginas

segunda-feira, 30 de março de 2015

Programa social da prefeitura atende 1500 pessoas em Tinguazinho


Por: ASCOM / Fotos de Thiago Loureiro
Programa social da prefeitura atende 1500 pessoas em Tinguazinho
O ônibus do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, o Via Lilás, foi a grande atração, ontem, durante a realização do projeto “Semas em Ação”, promovida pela Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria de Ação Social, na localidade de Tinguazinho, um dos sub-bairros de Austin, considerado de extrema pobreza.

         O veículo itinerante, que integra o projeto “Mulher, Viver sem Violência”, do Governo Federal, percorre as zonas rurais prestando atendimento, acolhimento e orientação às mulheres vítimas de algum tipo de violência para que possam ter acesso e proteção da Lei Maria da Penha.

         Titular da Coordenadoria de Políticas para Mulher, um dos braços da Secretaria de Ação Social, a psicóloga Patrícia Xavier disse que Tinguazinho é uma das regiões da cidade, seguido de Vila de Cava, com os maiores índices de violência contra a mulher.

         “Esses dados foram obtidos em 2013, junto à DEAM (Delegacia Especial de Atendimento à Mulher) e ao Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Nova Iguaçu. A gente percebe que esse tipo de violência é muito velada, que também nem sempre as vítimas denunciam seus agressores e tampouco fazem o Boletim de Ocorrência na Polícia”, explicou.

         Segundo ainda Patrícia Xavier, no projeto “Semas em Ação”, o governo municipal oferece todas as condições para que as mulheres possam buscar seus direitos, como reivindicar pensão alimentícia, a guarda dos filhos etc, sempre com ajuda de advogados, assistentes sociais e psicólogos, entre outros profissionais de apoio.

         “Aqui ela recebe total apoio e orientação para que possa organizar sua própria vida. Geralmente, é o marido o provedor da casa, da família. Por isso, a questão financeira acaba sendo relevante para que a mulher saia da situação de violência, que pode não ser apenas física, mais também patrimonial, psicológica e moral”, frisou a coordenadora.

         O ônibus “Via Lilás”, é equipado com salas de atendimento, notebooks, roteador e pontos de internet. Dispõe ainda de impressora multifuncional para digitalização de documentos e fotocópias, gerador de energia, ar condicionado, projetor externo para telão, toldo, cadeiras, copa e banheiro adaptado para a acessibilidade de pessoas com deficiência.

         PREFEITURA NAS COMUNIDADES
         O “Semas em Ação” é um projeto da Prefeitura de Nova Iguaçu idealizado para chegar às comunidades mais carentes e distantes da região.

O programa, no mesmo estilo do “Chega Mais Comunidade”, atendeu ontem cerca de 1.500 moradores da área Rural de Tinguazinho. Eles puderam se cadastrar para o programa Minha Casa Minha Vida, o Bolsa Família, o Banco de Cadeira de Rodas, Rio Card, pedidos de mamografia, vacinação de HPV e exames de hepatite B, entre outros serviços.

Muita gente pode também se cadastrar no programa tarifa social, junto à Light, para ter direito a benefícios oferecidos aos clientes que consomem até 30 kWh por mês, a exemplo do desconto na conta de luz, que pode variar entre 10% e 65%.

“Junto com o desconto, o consumidor também pode ganhar outros benefícios, como a troca da geladeira, do chuveiro e de lâmpadas. Nós oferecemos também segunda via da conta de luz e dicas de economia e segurança”, explicou a atendente comunitária da Light, Gilcélia Floriano.

“Para a auxiliar de serviços gerais, Adriana Paula Batista, 37 anos, a ação social da prefeitura é uma “benção”. Ela chegou de cadeira de rodas e conseguiu se cadastrar no Bolsa Família e no Minha Casa Minha Vida. “Estou satisfeita”, disse.

A secretária municipal de Ação Social, Cristina Quaresma, lembrou que as populações das zonas rurais nem sempre conseguem chegar ao Centro da cidade para reivindicar seus direitos.

“Nós, agora, estamos saindo da Secretaria para ir ao encontro dessas comunidades, levando os serviços que o Governo Municipal tem a oferecer às famílias mais carentes. São pessoas que ou não conhecem os nossos serviços ou nem sempre têm condições de chegar à Secretaria ou a um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Daí a razão de nossa ação itinerante”, explicou Cristina Quaresma.

Nenhum comentário: