Páginas

terça-feira, 10 de março de 2015

SECRETÁRIOS DE SAÚDE DA BAIXADA COMPÕEM NOVA DIRETORIA NO COSEMS RJ

Por: Claudia Souza / Foto: Marlon Falcão 
SECRETÁRIOS DE SAÚDE DA BAIXADA COMPÕEM NOVA DIRETORIA NO COSEMS RJ
Cinco secretários de Saúde da Baixada Fluminense foram escolhidos para compor a nova diretoria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems RJ), biênio 2015-2017. São eles: secretários de Saúde de Nova Iguaçu, Luiz Antonio Teixeira Junior (segunda vice-presidência), de Japeri, Fábio Denardin (vice-presidente na Região Metropolitana I), de Duque de Caxias, Camilo Junqueira (suplente), de Seropédica, Marcus Baroni (Conselho Fiscal - titular), e de Itaguaí, Andrea Moreira Lima (Conselho Fiscal - suplente). A eleição da nova diretoria do Cosems RJ, agora presidida pela secretária de Saúde de Piraí, Maria da Conceição de Souza Rocha, foi realizada no dia 26 de fevereiro, na sede da entidade, no Centro do Rio de Janeiro.  

A nova presidente, Maria da Conceição, agradeceu os colegas que trabalharam na articulação do consenso alcançado nesta eleição e destacou os principais pontos da Carta Compromisso, como a necessidade de qualificação da assistência pela atenção básica, a importância de um processo regulatório forte, de um financiamento tripartite e equânime, do fortalecimento dos fóruns de gestores já estabelecidos e da organização das redes para causar menos sofrimentos aos pacientes, entre outros. “O Cosems RJ é um espaço democrático de negociação, mediação e de aglutinação de forças e de transparência. Forças essas capazes de novas mobilizações para vencer o grave momento que estamos enfrentando em que está sendo questionada a sustentabilidade do Sistema Único de Saúde, essa grande conquista social”, ressaltou.

De acordo com Conceição, a capacidade de conquistar tudo isso depende da participação madura de todos os gestores e do fortalecimento do papel dos vice-presidentes regionais.

 Pela união dos municípios
Primeiro vice-presidente eleito, o secretário municipal de saúde de Angra dos Reis, Rodrigo Oliveira, elogiou a postura unificada das secretarias de Duque de Caxias e Nova Iguaçu. Segundo Rodrigo, a saída para a crise se dá pela unificação e atuação conjunta dos municípios. “Vamos andar juntos sob a liderança da Conceição, que está há 20 anos no SUS”, ressaltou.

O secretário de Saúde de Nova Iguaçu, Luiz Antonio Teixeira Junior, eleito segundo vice-presidente, afirmou ser um orgulho representar a Baixada Fluminense na entidade. “Nós só vamos conseguir fazer a nossa atividade fim - conquistar a melhoria assistencial aos habitantes dos nossos municípios - se nós tivermos bons instrumentos de gestão e estivermos unidos. Para sermos fortes, o Cosems RJ precisa ser forte”, ressaltou. Segundo ele, participar do Cosems RJ ajuda o secretário a ter um norte sobre sua função e quais regras precisam ser cumpridas.

Nenhum comentário: