Páginas

quinta-feira, 5 de março de 2015

CISBAF DEFINE PROJETOS REGIONAIS PARA AMPLIAR E QUALIFICAR A SAÚDE

Por: Claudia Souza
CISBAF DEFINE PROJETOS REGIONAIS PARA AMPLIAR E QUALIFICAR A SAÚDE
Secretários de Saúde da Baixada Fluminense e suas respectivas equipes técnicas voltaram a se reunir para finalizar a lista de projetos regionais do plano de ações prioritárias para o setor que será apresentado ao governador Luiz Fernando Pezão e ao secretário estadual da pasta, Felipe Peixoto, na próxima segunda-feira (09). A reunião que definiu as prioridades, dentre elas mais médicos, leitos e recursos diferenciados, foi realizada na tarde da última terça-feira (03), na sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense, em Nova Iguaçu.

As propostas objetivam solucionar problemas de financiamento nos principais temas que impactam a eficiência da Rede de Atenção à Saúde, ampliação da atenção básica, diminuição do déficit de leitos, aumento do acesso aos procedimentos de média e alta complexidade ambulatoriais, além do fortalecimento da tecnologia de informação com incremento da conectividade visando à implantação do prontuário eletrônico, expansão do cartão SUS e o uso das informações para tomadas de decisão.

Segundo a secretária executiva do Cisbaf, Dra. Rosangela Bello, o documento que será entregue ao governador e ao secretário estadual é o resultado de um esforço conjunto das prefeituras consorciadas, representadas pelas secretarias municipais de Saúde e suas equipes técnicas. “Com o trabalho compartilhado entre os gestores, acreditamos que, a partir de ações regionalizadas, possamos minimizar as principais dificuldades da Baixada na assistência à saúde e na qualidade dos serviços prestados à população”, avalia.

A presidente do Conselho Técnico do Cisbaf e secretária de Saúde de Queimados, Dra. Fátima Dias Sanches, aposta na sensibilidade do governador para ajudar os municípios. “Acredito que a região consiga dar um passo importante, já que o governador Pezão declarou maior apoio aos consórcios de saúde. Pezão é sensível ao assunto, conhece a realidade e os desafios dos municípios porque também já foi prefeito. Ele está aberto a ouvir a região, e estamos apostando que traremos resultados concretos no curto, médio e longo prazos”, destaca a secretária.    

Nenhum comentário: