Páginas

sexta-feira, 27 de março de 2015

Nova Iguaçu resgata sua história com plantio de nova palmeira no Paço Municipal




Fotos: Alziro Xavier e Thiago Loureiro
Nova Iguaçu resgata sua história com plantio de nova palmeira no Paço Municipal
Uma palmeira imperial (Roystonea oleracea (Palmae) de 12 metros de altura voltou a ocupar hoje um lugar especial no Paço Municipal de Nova Iguaçu. Ela representa a letra U da grafia atual do nome do município, que nasceu com dois esses e acento agudo na letra U. Atingida por um raio há 4 anos, a  palmeira anterior”, plantada no governo do Prefeito Ruy Queiroz, não conseguiu ampliar suas raízes no espaço que lhe foi destinado e acabou morrendo. São, ao todo, nove delas e cada uma representa uma letra do nome da cidade que em 15 de janeiro último comemorou 183 anos.

O secretário de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente, Giovanni Guidone, explica que esse trabalho representa o resgate de uma parte da história da cidade. “Muitos não sabem, mas as palmeiras em frente ao paço tem um significado importante. Existem duas sequências de palmeiras em frente à prefeitura. Uma com quatro palmeiras do lado esquerdo, que representam a palavra “Nova”, e cinco do lado direito, que representam a palavra “Iguaçu”. Esta sexta palmeira era o que faltava para completar o nome da cidade,” afirma Guidone. A ação faz parte do projeto “Iguaçu Mais Verde” , que já plantou mais de sete mil mudas na cidade nos últimos dois anos.

Nova Iguaçu está ganhando um arboreto nas vias de diversos bairros. O próximo local a receber o plantio de palmeiras será no Shopping a Céu Aberto, mais conhecido como calçadão. Recentemente foram plantadas cerca de 110 mudas nas avenidas Amaral Peixoto e Mário Guimarães e nas ruas Getúlio de Moura e Bernardino de Mello.

As árvores, plantadas além de oferecer áreas mais sombreadas, também ornamentam a cidade. De acordo com a estudante Fernanda Lemos, 25, que esperava seu ônibus no ponto, as palmeiras embelezam ainda mais a prefeitura. “As acho muito bonitas. Ainda mais depois de saber desse significado. Não sabia dessa história. É muito interessante e bom saber que estão resgatando e cuidado da história da cidade”, comenta.

Tecnologia de ponta:
Para ler o1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga à faixa a direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Clique mais uma vez para focar, e, corra os quadrantes da página com o Mauser. Para mudar de página clique na seta ao lado da página.

Nenhum comentário: