Páginas

segunda-feira, 16 de março de 2015

Instituto Empreender realiza curso gratuito de empreendedorismo sustentável e oferece apoio financeiro para ideias mais criativas





por: Ana Paula Santana – anasantana@institutoempreender.org 
Instituto Empreender realiza curso gratuito de empreendedorismo sustentável e oferece apoio financeiro para ideias mais criativas
Rio de Janeiro, Abril – Buscando investir em jovens que sonham empreender de forma sustentável na área ambiental, o Instituto Empreender, em parceria com a Chevron, companhia americana de energia, está com as inscrições abertas até o dia 30 de março para o curso gratuito de Empreendedorismo Sustentável, pelo site: web.institutoempreender.org/empreendedorismo-sustentavel-cadastro.  

Serão selecionados 150 jovens com ideias empreendedoras, entre 18 e 30 anos, com Ensino Fundamental Completo, noções de informática, internet e redes sociais e com renda familiar de até três salários mínimos. As aulas acontecerão a partir de abril, no município de Duque de Caxias, nos bairros São Bento, Jardim Primavera, Campos Elísios, 25 de Agosto e Vila Meriti. 

Atentando-se às questões cotidianas da sustentabilidade, o objetivo do curso é promover o conhecimento sobre práticas sustentáveis e dar suporte para que os participantes possam se inspirar e criar coletivamente projetos empreendedores. Estas iniciativas incentivam a geração de renda estão voltadas  para a redução dos danos ambientais por meio da criação de serviços e/ou produtos sustentáveis para a comunidade.

De acordo com a consultora em projetos ambientais do Instituto Empreender e especialista na área de Educação Ambiental, Mariana Santana, a iniciativa não foi desenvolvida apenas para um ganho pessoal, e sim para o benefício de uma comunidade. “Este projeto trará para os jovens a visão de que as nossas ações no mundo geram impactos que devem ser observados e transformados. O conhecimento do consumo consciente e seus efeitos positivos para o mundo será abordado como um dos pilares principais do Empreendedorismo Sustentável”, afirmou.

O projeto acontece em duas etapas. Na primeira, 150 jovens irão participar de uma metodologia de mapeamento dos problemas ambientais nas suas comunidades. Ao final desta etapa, os estudantes serão orientados a criar em grupo, projetos de empreendimentos sustentáveis para serem desenvolvidos. Serão selecionados 10 projetos para a segunda fase do Empreendedorismo Sustentável. 

No segundo momento, serão realizadas oficinas sobre Empreendedorismo Sustentável, na qual os participantes terão acesso a material e suporte técnico para qualificar e desenvolver suas ideias de negócios sustentáveis. Ao concluírem a segunda etapa, dois projetos serão selecionados e receberão apoio financeiro para serem colocados em prática. 

Os cursos serão realizados nas seguintes instituições: Fundação Getúlio Vargas - FGV (turno manhã), Faculdade de Duque de Caxias/ Uniesp (turno tarde), ASSECAMPE (turno manhã), UBRAPA (turno tarde), Instituto da Construção (turno tarde), FEUDUC (turno tarde).

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone: (21) 3537-3821, ou pelo e-mail: contato@institutoempreender.org


Nenhum comentário: