Páginas

quinta-feira, 12 de março de 2015

Nova Iguaçu entrega ‘Oscar Social’ às mulheres que se destacaram na cidade




Por: ASCOMFotos de Alziro Xavier
Nova Iguaçu entrega ‘Oscar Social’ às mulheres que se destacaram na cidade
         Trinta e oito damas da sociedade de Nova Iguaçu viveram nesta terça-feira (11) uma noite de gala e emoção, com direito a tapete vermelho, rosas, recitais, além de shows de canto e dança. Foi a entrega da estatueta da 1ª edição do Oscar Social, que premiou as celebridades que mais se destacaram em diversos segmentos da sociedade, na semana dedicada ao Dia Internacional da Mulher.

         A festa, promovida pela Coordenadoria de Políticas para as Mulheres, da Secretaria Municipal de Ação Social, lotou o Teatro Sylvio Monteiro, no Centro Cultural de Nova Iguaçu. O evento premiou as celebridades do mundo social, político e conômico, com destaque para quatro líderes comunitárias – Jeni dos Santos, Lúcia da Grama, Magali Rodrigues da Costa, Maria José de Souza e Denise Sanches Carvalhal.

         O prefeito Nelson Bornier, que chegou ao palco do evento acompanhada de sua vice, a médica Dani Nicolasina, disse que a festa sintetizava um dos projetos do seu governo, de “fortalecer e prestigiar”, cada vez mais, o papel da mulher na vida pública e privada da cidade.

         “Eu gostaria de dizer o quanto vocês, mulheres, são importantes para todos nós em todos os setores da vida desta cidade, do nosso estado, do nosso País e do mundo”, afirmou, lembrando que o Brasil é hoje presidido por uma mulher, numa referência à presidenta Dila Rousseff. Citou ainda as Secretarias de Educação, Obras, Assistência Social, além da fenig e do Previni, entre outros órgãos também ocupados por mulheres no seu governo.

         Ainda na avaliação de Bornier, a mulher não deve ser vista somente pelo glamour, pelo charme e beleza ou a grife que exibe no dia a dia. “Mas, sim, por tudo aquilo que ela representa, realmente, como ser humano e mulher que trabalha ocupando em grande parte diversos postos de destaques na atividade socioeconômica do país”, homenageou.

         Coordenadora de Política para as Mulheres, a psicóloga Patrícia Xavier, idealizadora do evento, lembrou que as mulheres representam hoje 52% de toda a população de Nova Iguaçu, de acordo com o último Censo Demográfico do IBGE.

Para a titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, delegada Tereza Pezza, o Dia Internacional da Mulher homenageia as operárias tecelãs mortas durante incêndio criminoso, por exigirem melhores salários e condições de trabalho na fábrica onde trabalhavam, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

         ”Mas, isso não fez com que as sobreviventes desistissem. Hoje, a gente festeja a garra das mulheres que continuam na luta por direitos iguais na sociedade”, disse.  

         Uma das homenageadas, a secretária municipal de Ação Social, Cristina Quaresma, entende que a data deve ser usada como um “momento de reflexão”, em busca da conscientização do papel que a mulher deve representar no seio da sociedade.

         Cristina Quaresma reproduziu um trecho da mensagem do Papa Francisco, para quem um mundo no qual as mulheres são marginalizadas é um mundo estéril, porque elas, segundo Sua Santidade, não só dão vida, mas têm a capacidade de entender o mundo com outros olhos e de sentir as coisas com o coração mais criativo, mais paciente e mais dócil”.  

Na avaliação da vice-prefeita Dani Nicolasina, o movimento das tecelãs norte-americanas deu força para que as mulheres de todas as demais gerações, em todo o mundo, continuem lutando por seus ideais.

“Que venham mais conquistas acompanhadas de flores, porque nós, mulheres, somos fortes, mas também sensíveis; somos guerreiras, mas também gostarmos de carinho. O nosso lado sensível, amoroso, de mãe e mulher também quer sorrir. As mulheres choram e ficam bravas. Mas, acima de tudo, são estão lutando a cada dia para conseguir conquistar seu espaço na sociedade”, disse.

SHOWS PARA MULHERES
         Artistas como Allyne Cabral, a poetisa Lirian Tabosa, Felipe Santos e a cantora Dinha Pinheiro sacudiram a plateia no show com repertórios voltado somente para as mulheres.

         Já o coreógrafo Antônio Carioca, também conhecido como ‘Fred Astaire’ - uma menção ao ator dançarino norte-americano Frederick Austerlitz -, agradou em cheio, ao dirigir um grupo de idosos do Espaço Municipal da Terceira Idade (Esmuti), na apresentação do foxtrot, dança de salão de origem norte-americana, caracterizada por movimentos longos e contínuos, com andamento suave e progressivo.



HOMENAGEADAS

Foram premiadas com a estatueta do Oscar Social as seguintes personalidades: Maria Lúcia Cauteiro Horta Jardim (Primeira Dama do Estado), Lucir Leone Bornier de Oliveira (Primeira Dama da cidade de Nova Iguaçu), Cristina Quaresma (secretária municipal de Ação Social), delegada Tereza Pezza (titula da Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher - DEAM), vereadora Giane Jura, Idalina Quintella Bottari (presidente do Patronato São Vicente), Maria Aparecida Rosestolato (secretária municipal de Educação), Patrícia Xavier (coordenadora de Políticas para as Mulheres de Nova Iguaçu), Vanessa Ferreira da Costa e Cunha (subsecretária municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana), Pâmela Roberta Ferreira da Silva (superintendente administrativo Financeiro da Secretaria de Saúde), Patrícia Ferreira (superintendente municipal de Governo),Georgina Pinheiro Vallona (auditora fiscal do Tesouro Municipal), Maria do Carmo Lima Carlucio (auxiliar administrativa da Secretaria Municipal de Obras), Silvia Regina Pereira (assessora de projetos  da secretaria municipal de Cultura), Maria da Paz Silva Oliveira (coordenadora de recursos humanos da Secretaria de Administração), Edna de Jesus Teodoro (agente de portaria da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer), Rose Dias do Nascimento (coordenadora administrativa da Secretaria de Trabalho e Renda), Irene Maria Mendes da Silveira (controladora do Horto Municipal da Secretaria de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente), Silvia Rosa da Rocha e Silva (agente especialista em Defesa Civil), Ana Maria Kilson de Mello Mentrop (diretora técnica da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu – Fenig), Cristiane Lisboa de Campos da Silva, coordenadora de Planejamento e Controle Orçamentário da Codeni), Lúcia Teixeira da Silva (gerente de Operações da Emlurb), Sonimar Guilherme de Campos (assessora técnica em Engenharia Civil da Secretaria de Controle Geral), Sávia de Barros Santos, assessora administrativa da Divisão de Finanças da Câmara Municipal), Ana Cristina Rocha Carvalho (superintendente de Comunicação Social), Mellyna Rigatos de Lanna (superintendente de Prevenção à Violência, da Secretaria de Assuntos Estratégicos), Maria Cristina Penna (subsecretária dos Conselhos Municipais), Jeni dos Santos (líder comunitária), Janaína de Souza Monteiro, Cláudia Valéria da Silva Godoy Rojas (advogada do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher), Nadília Severino da Silva Melo (Espaço Municipal da Terceira Idade), Lúcia da Grama (líder comunitária), Magali Rodrigues da Costa (líder Comunitária), Amanda Andrade Mendes (empresária), Maria José de Souza), Cristiane Lamarão (subsecretária de Assistência Social), Monique Ribeiro Sanches (gerente da Divisão de Compensação Previdenciária), Denise Sanches Carvalhal (líder comunitária)

         A Semana da Mulher continua nesta sexta-feira (13), entre 9h e 17h, na Praça Rui Barbosa, com a grande feira de Ação Social Mais Mulher. Serão prestados serviços de saúde, estética, emissão de documentos e inscrição para acesso aos programas sociais.

Nenhum comentário: