Páginas

quinta-feira, 12 de março de 2015

Praça Santos Dumont em Nova Iguaçu também produz Cultura

Por: Claudia Maria
Praça Santos Dumont em Nova Iguaçu também produz Cultura
A poesia tomou conta da praça Santos Dumont em Nova Iguaçu. Dentro do projeto de revitalização do local estão acontecendo várias atividades. Entre elas, lançamento de livros de poesias. A Fundação Educacional e Cultural (Fenig), junto com a Secretaria Municipal de Cultura da cidade e o Grupo Agito Cultural, lançaram o livro Por onde a poesia passa, de autoria do poeta Anderson Leite de Lima. O projeto vai acontecer uma vez por mês e o próximo será na primeira quinzena de abril.

O livro reúne poesias de seis poetas de cinco saraus da cidade, Aline Corssais / Coletivo Pó de Poesia, Anderson Leite Lima / Encontro de Poetas e Afins, Átomo / Poetas Compulsivos, Eud Pestana / Desmaio Públiko, Gabriel Ferrão / Sarau V e Hugo Mendes Guimarães, cujos poemas são divulgados através da internet. A capa é do artista plástico Domi Junior.

“O livro foi lançando dentro do Muvuca Cultural, Sarau Mais Mulher dentro da programação em homenagem ao dia da mulher. Agradecemos a todos os poetas que entenderam o espírito de união em torno do ideal de divulgar nossa arte e ainda revitalizar a Praça Santos Dumont”, explicaram o diretor de Cultura, Marcelo Borghi e Ana Melo que estiveram no local representando o secretário de Cultura Wagner d’Almeida e o presidente da Fenig, Marcos Ribeiro.

Por onde a poesia passa também é um registro de memória do trabalho de cada um desses coletivos e conta com textos de Sérgio Fonseca e Euclides Amaral, a capa criada a partir da obra do artista plástico Domi Junior teve a intervenção da designer Tatch Pereira, foto de Mazé Mixo, diagramação de Sil, revisão de Moduan Matus, ficha catalográfica de Malena Xavier e produção de Gisela Barros.

Anderson Leite Lima é produtor cultural, escreve poesias desde os 14 anos, transita e participa de diversos coletivos e saraus da Baixada Fluminense, esse é o seu primeiro livro. Essa publicação integra o projeto Por onde a poesia passa, que consiste em três volumes com coletâneas de poetas e pretende ser mais um instrumento para contribuir para o fortalecimento e a continuidade desses coletivos, assim como se somar às iniciativas de implantação do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Nova Iguaçu.

No evento de lançamento a FENIG e o Grupo Agito Cultural entregaram parte da tiragem do livro aos coletivos e poetas participantes do projeto que disponibilizarão os exemplares ao público. Após o lançamento, os demais exemplares do livro serão encaminhados para comporem o acervo das bibliotecas públicas e comunitárias de Nova Iguaçu.

Nenhum comentário: