Páginas

terça-feira, 24 de março de 2015

Moradora de rua se emociona ao ganhar casa em sorteio da Prefeitura de Nova Iguaçu

Marinalda Rodrigues chorou ao ser sorteada e foi amparada pela secretária Cristina Quaresma e pelo prefeito Nelson Bornier
Marcelo Vieira se emociona ao ser sorteado e abraça o prefeito Nelson Bornier
Moradora de rua, Gloria Regina é parabenizada pela secretária Cristina Quaresma e pela subsecretária Cristiane Lamarão
Por: ASCOM/Fotos: Charles Souza
Moradora de rua se emociona ao ganhar casa em sorteio da Prefeitura de Nova Iguaçu
“Obrigado Senhor! Não vou mais dormir na rua!”. A frase, em tom de alívio, é da desempregada Glória Regina Pinheiro, 57 anos, ao ver seu nome anunciado no painel da Vila Olímpica de Nova Iguaçu, no sábado (21) durante o sorteio de 2.680 casas do Programa Minha Casa Minha Vida. Moradora de rua, ela, que abraçou chorando o prefeito Nelson Bornier, depende da boa vontade das pessoas para se alimentar. O sorteio, que continuou no domingo (22), contemplou 2.380 moradores para os condomínios Miramar, Goya, Leon, Cayene, Rosário, Bolívar, Álamo e Aquilares e 300 famílias vítimas das enchentes para o condomínio Valparaíso. De acordo com a Secretaria de Defesa Civil e Ordem Pública, cerca de 10 mil pessoas participaram do evento. A relação dos sorteados está disponível no site da Prefeitura: www.novaiguacu.rj.gov.br.

Cada unidade habitacional, que faz parte do Programa Minha Casa Minha Vida, é composta por duas salas, quarto, sala cozinha e banheiro em uma área de 49 metros quadrados. As primeiras casas do Empreendimento Curral Novo (onde ficam localizados os nove condomínios), no bairro Marapicu, começarão a ser entregues em abril. O calendário se estende até junho do ano que vem. O prazo de financiamento é de 10 anos e a prestação é limitada a 5% da renda familiar, com valor mínimo de R$ 25 por mês.

Nelson Bornier destacou que dos 92 municípios do Estado do Rio, Nova Iguaçu é o que mais conseguiu recursos para o Programa Minha Casa Minha Vida. O prefeito frisou que na semana passada esteve no Ministério das Cidades com o deputado federal Felipe Bornier (PSD) pedir mais recursos para a construção de casas populares. “Nossa previsão e entregar 7.500 casas este ano. A meta é que todos os inscritos sejam contemplados. Em 1997, no meu primeiro mandato, lançamos um programa habitacional e construímos moradias no bairro Marapicu. Depois disso não fizeram mais nada. Agora estamos dando uma arrancada para acelerarmos a entrega de mais casas”, finalizou o prefeito, destacando que idosos e deficientes têm a prioridade no sorteio.

Acentuando que as inscrições para o Programa Minha Casa Minha Vida podem ser feitas nos Cras (Centro de Referência da Assistência Social), a secretária de Assistência Social, Cristina Quaresma, frisou que o objetivo é diminuir o problema habitacional no município. “O prefeito Nelson Bornier tem trabalhado para construirmos mais casas e estamos conseguindo desenvolver um bom trabalho e dar dignidade às pessoas”, resumiu Quaresma.

Após ser atendida por uma funcionária da Secretaria de Assistência Social, Glória Regina Pinheiro recuperou o fôlego para falar sobre seu drama. Moradora de rua, a desempregada contou que não tem parentes em Nova Iguaçu. Vendendo picolé para sobreviver, ela salientou que depende de ajuda para se alimentar todos os dias. “Durmo embaixo de marquises, pois não tenho para onde ir. Não acreditava que seria sorteada, mas pedi muito a Deus. Me inscrevi duas vezes e consegui”, contou. Cristina Quaresma informou que o órgão já está providenciando a emissão dos documentos de Glória Regina para que ela possa ser cadastrada e se candidatar a uma vaga no mercado de trabalho.

Ao ouvir seu nome ecoar no ginásio da Vila Olímpica, Marcelo de Paiva, 41, morador do bairro Andrade Araújo, deu um pique de mais de 30 metros, se ajoelhou na quadra e ergueu as mãos para o céu em sinal de agradecimento. Evangélico e pai de seis filhos, ele contou que nunca perdeu a fé. “Esperei com paciência e fui recompensado. Daqui pra frente é vida nova”, arrematou. Outra contemplada que se emocionou foi Marinalda Rodrigues Romania, 50, que chorou muito e foi amparada pelo prefeito Nelson Bornier e pela secretária Cristina Quaresma.

Participaram da solenidade os secretários Giovanni Guidone (Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente), Marcelo Lessa (Assuntos Estratégicos) Luiz Antunes (Defesa Civil e Ordem Pública) e Adriano Santos (Esporte e Lazer), os vereadores José Carlos Fonseca, o Cacau e Marcelo Loureiro, o Marcelinho Amigo das Crianças, e funcionários de diversas Secretarias.

Tecnologia de ponta:
Para ler o1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga à faixa a direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Clique mais uma vez para focar, e, corra os quadrantes da página com o Mauser. Para mudar de página clique na seta ao lado da página.

Nenhum comentário: