Páginas

quinta-feira, 5 de março de 2015

CRISPIM LOURENÇO - O 'MAGO DO SAMBA ENREDO' IGUAÇUANO

 Por: Beto de Santa Rita 
 Carnaval 2015... 
Ano poeticamente perfeito para o grande “MAGO” do samba enredo Iguaçuano.
Chamado carinhosamente pelos amigos de “A Maquina de fazer Samba.” O grande compositor Crispim Lourenço, marcou mais um gol neste carnaval. Primeiro em manter ao seu lado os grandes compositores Márcio Oliveira (Márcio Orelha) , Jadir Mendes e Hélio Veneno.
Esse time com toda certeza, é um dos melhores na arte de fazer samba enredo em todo Rio de Janeiro.

Venceram seis disputas de samba:
GRES INDEPENDENTE DE NOVA AMÉRICA
Enredo: “Negro! Ecoa um canto de paz.”
GRES FLOR DE IGUAÇU
Enredo: “Bené  Bendita, Negra Mulher.”
GRES UNIÃO DE MIGUEL COUTO
Enredo: “Iracema a virgem dos lábios de mel – 150 anos do clássico de José de Alencar.”
GRES UNIDOS DE SANTA RITA
Enredo: “Com irreverência e alegria que não sai da minha mente, inspiração para o meu samba...  Eu também sou diferente e São Clemente.”
GRES IMPERIAL DE NOVA IGUAÇU
Enredo: “Ressurge das cinzas da era do fogo, um Eldorado de vitória.”
GRES TUPI DE AUSTIN
Enredo: “Tupi de Austin faz uma viagem nas festas folclóricas Brasileira.”

E chegaram a três finais de samba enredo.
GRES LEÃO DE NOVA IGUAÇU
GRES UNIDOS DE TRÊS CORAÇÕES
GRES IMPÉRIO DA UVA 

Poesia com toda sensibilidade quando diz...
“Divina luz que me conduz... Em busca da felicidade... Sou Negro na cor, sem pranto e dor, o sonho real da liberdade.” (GRES LEÃO DE NOVA IGUAÇU).


E o que dizer, quando esses grandes compositores resolvem homenagear alguém?
“Lá vem ela... Mulher guerreira lá da favela... Salve ela... De verde e branco dando um show na passarela... Meu samba não tem preconceito... Com muito respeito vamos homenagear... Bendita Mulher... Dotada de fé... Pode  acreditar...”  (GRES FLOR DE IGUAÇU) 

“Amor! Chegou a hora...Meu samba vai contagiar seu coração... Vem chegando o romper da aurora... De azul e branco vou cumprir minha missão... Nesta viagem vamos juntos festejar somos condutores da alegria na maior festa da cultura popular...”  ( GRES TUPI DE AUSTIN ) 

“Viajando com cidadania, em busca do pão de cada dia... E é sonhando que  há força pra lutar...  A  esperança fortalece a vida, quem sabe um dia minha sorte vai mudar.” (GRES IMPÉRIO DA UVA)

“O amor! Pulsou mais forte pelas matas do Ceará, um tributo a natureza, do grande mestre José de Alencar” ( GRES UNIÃO DE MIGUEL COUTO )
“O meu tambor vai ecoar... Ao som da minha emoção... eternamente acreditar... independente eu sou de coração” ( GRES INDEPENDENTE DE NOVA AMÉRICA ) 

 Estes são apenas alguns trechos das belas composições que Crispim Lourenço juntamente, com Marcio Oliveira, Jadir Mendes e Hélio Veneno, nos presentearam neste carnaval de 2015.

E salve a Divina Inspiração!
Uma das granes virtudes do compositor Crispim Lourenço, é a de dar oportunidades aos novos talentos, e isso vem acontecendo há alguns anos. No ano passado Crispim lançou para o mundo do samba os jovens interpretes Veneno Junior e Jean Nova Geração. Este ano foi a vez do interprete Bilinho, mostrar todo o seu potencial ao mundo do samba, seguindo com muita competência os passos do seu pai, o grande interprete Pelé, que é a muitos anos amigo e parceiro de Crispim Lourenço.

O outro gol de placa, marcado por esse grande compositor, se refere a ALA AMIGOS DO CRISPIM, onde ele é o presidente. Depois de algumas reuniões e debates com o seu Vice - presidente Beto de Santa Rita, chegaram a seguinte conclusão:
Em 2016 a ALA AMIGOS DO CRISPIM, vai deixar de ser ala e virar bloco. E o GRÊMIO RECREATIVO BLOCO CARNAVALESCO AMIGOS DO CRISPIM, chega prometendo muitas alegrias, diversão, e muita paz a todos os seus componentes. Até porque o nosso lema é “NADA   ABORRECE.” 

E o carnaval 2016 com toda certeza vai ser o CARNAVAL DA PAZ! 
Valeu CRISPIM...
Valeu 'MEU REI!'...
Parabéns por esse seu belo trabalho em 2015!
E vamos ficar aguardando com muita ansiedade o carnaval de 2016, e estaremos torcendo para que você Crispim, e esse maravilhoso grupo de compositores que te acompanham façam mais uma vez, grandes composições.

Nenhum comentário: