Páginas

terça-feira, 10 de março de 2015

GOVERNADOR PEZÃO GARANTE CONSTRUÇÃO DE DOIS HOSPITAI NA BAIXADA FLUMINENSE

GOVERNADOR PEZÃO GARANTE CONSTRUÇÃO DE DOIS HOSPITAI NA BAIXADA FLUMINENSE
 A construção do Hospital de Cardiologia de Queimados e do Hospital Geral da Baixada Fluminense foi confirmada pelo governador Luiz Fernando Pezão na última segunda-feira (09), na reunião realizada com oito prefeitos e os 11 secretários de Saúde da região, na sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense, em Nova Iguaçu. No encontro, o segundo em três meses de gestão, Pezão reafirmou o seu compromisso com a saúde do estado do Rio, em especial, a Baixada, bem como maior apoio ao consórcio.
O governador anunciou que o processo licitatório do Hospital de Cardiologia de Queimados deve terminar em 15 dias e que já solicitou a imissão de posse do terreno de Nova Iguaçu, localizado às margens da Rodovia Presidente Dutra (antiga fábrica da Inega), onde será construído o Hospital Geral da Baixada Fluminense. Para erguer e gerir a unidade, que prevê 400 leitos, sendo 100 intensivos, Pezão vai buscar parceria público-privada.
– O encontro foi muito produtivo. Vi de perto as aflições e carências da Região Metropolitana do Rio, uma pauta que quero apoiar cada vez mais, dentro das possibilidades nesse ano difícil para o orçamento do Estado. Mas vou otimizar os recursos. Reitero o compromisso que assumi na posse: investir em todas as políticas públicas, mas olhar a saúde com muito carinho – destacou Pezão.
Na quinta-feira (12) o governador estará com a presidente Dilma e vai aproveitar a oportunidade para conversar sobre o projeto de expansão da atenção básica na Baixada, uma das prioridades da região. Para ampliar a cobertura em 70% por município, será necessária a contratação de 670 médicos. Para não onerar ainda mais os cofres das prefeituras, o que inviabilizaria a expansão, se discute o financiamento desses profissionais com recursos exclusivos da SES-RJ.
Para o secretário de Estado de Saúde, Felipe Peixoto, a pauta da Baixada começou a ser definida, mas os prefeitos precisam elencar as prioridades. “Alguns projetos já estão aprovados, como a construção do Hospital de Queimados e do Hospital Geral da Baixada Fluminense, um projeto estruturante e que irá complementar a nossa rede de urgência e emergência na região. Temos o Hospital Adão Pereira Nunes no corredor da Washington Luiz e agora precisamos dar maior cobertura ao corredor da Dutra. A integração será fundamental para melhorarmos o atendimento prestado à população. Vamos tratar a saúde da Baixada como um todo”, ressalta.   
O presidente do Cisbaf, prefeito Nelson Bornier, ficou satisfeito com a reunião e a presença do governador pela segunda vez na região. “Pezão dá a prova que sabe fazer política. É a segunda vez que vem ao consórcio e já agendou o terceiro encontro. Isso mostra o seu compromisso com a saúde da região. Eu só tenho a agradecer ao governador, em nome dos prefeitos e dos moradores da Baixada, pela sua atenção e pelos compromissos assumidos em campanha que agora ele demonstra interesse em tornar realidade.”
A secretária executiva do Cisbaf, Dra. Rosangela Bello – que apresentou o plano de medidas prioritárias para aumentar a oferta de atendimento de saúde nos municípios –, também comemorou o resultado da reunião. “O encontro foi importantíssimo. Reunimos oito prefeitos e os 11 secretários de saúde dos municípios consorciados, e, mais uma vez, o governador veio ouvir as reivindicações da Baixada Fluminense. Ele também ratificou a importância do consórcio e se colocou como um parceiro da região”, ressaltou Bello.
Participaram também da reunião os prefeitos de Belford Roxo, Dennis Dauttmam, de Japeri, Ivaldo Barbosa (Timor), de Magé, Nestor Vidal Neto, de Mesquita, Rogelson Fontoura, de Nilópolis, Alessandro Calazans, de Queimados, Max Lemos, e de São João de Meriti, Sandro Matos, a superintendente de Atenção Básica da subsecretaria de Estado de Atenção à Saúde, Andréa Mello, a subsecretária de Estado de Atenção à Saúde, Mônica Almeida, os secretários de Saúde de Belford Roxo, Marco Aurélio Pereira, de Duque de Caxias, Camilo Junqueira, de Itaguaí, Andréia Moreira Lima, de Japeri, Fabio Denardin, de Magé, Sidney Couto, de Mesquita, Ricardo Augusto da Cruz, de Nova Iguaçu, Luiz Antonio Teixeira Junior, de Queimados, Fátima Sanches, de São João de Meriti, Walter Willme, de Seropédica, Marcus Baroni, e o subsecretário de Saúde de Nilópolis, Leonardo Moraes.   

Nenhum comentário: