Páginas

sexta-feira, 11 de março de 2016

Agricultores de Nova Iguaçu ganham reforço de 22 equipamentos para aumentar produção


Os equipamentos que irão ajudar aos agricultores a aumentar a produção
Os 22 equipamentos agrícolas farão parte da “Patrulha Mecanizada”
Presidente da Associação dos Produtores de Nova Iguaçu, Elias Benício, trabalha com a mulher Eliane Leite e com a filha Sumica Leite na Feira da Roça
Secretários Thiago Portela e Mario Marques com a agricultora Maria Auxiliadora, que recebeu simbolicamente a chave de um trator
Por: ASCOM/Fotos Thiago Loureiro
Agricultores de Nova Iguaçu  ganham reforço de 22 equipamentos para aumentar produção
 A Prefeitura de Nova Iguaçu recebeu nesta quinta-feira (10-03) 22 equipamentos agrícolas que farão parte da “Patrulha Mecanizada”, que irá atuar em toda área rural do município. A entrega das máquinas foi feita pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo, Mario Marques, aos representantes da Associação dos Produtores de Nova Iguaçu. A solenidade foi animada pelo trio Forrozeiros do Nordeste.
  Mario Marques destacou que o país atravessa uma grande crise, mas o setor de agropecuária foi o que mais cresceu. O secretário explicou que a Prefeitura fez um convênio com o Governo Federal para conseguir os equipamentos, avaliados em cerca de R$ 700 mil. “Os tratores e as novas ferramentas darão um tom de modernidade à agricultura de Nova Iguaçu. Creio que em pouco tempo a produção de alimentos será duplicada. Vamos procurar a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) para vermos a possibilidade da implantação de cursos para os agricultores adquirem novas técnicas”, frisou Mario Marques, entregando a chave de um dos equipamentos a Elias Benício. O secretário revelou que irá pedir ao prefeito Nelson Bornier para que a Feira da Roça (que funciona às quartas-feiras na Praça Rui Barbosa, Centro) seja também montada uma vez por semana no Paço Municipal. Mario Marques disse ainda que dentro de 30 dias assinará um termo de responsabilidade com os agricultores para que eles gerenciem o uso dos equipamentos, indicando assim as áreas mais necessitadas.
  O crescimento da agricultura domiciliar foi um dos pontos destacados pelo secretário de Governo, Thiago Portela. Ele acentuou que nos últimos anos percorreu a área rural de Nova Iguaçu e viu a necessidade dos agricultores. “Esses equipamentos são fundamentais para aumentar a produção de alimentos, mas é importante que todos cuidem das máquinas para que elas possam atender o maior número possível de famílias”, finalizou, entregando a chave de um dos tratores à agricultora Maria Auxiliadora Vieira.
 O presidente da Associação dos Produtores de Nova Iguaçu, Elias Benício argumentou que o apoio da Prefeitura aos agricultores é fundamental para que o trabalho seja desenvolvido. Ele destacou que os alimentos produzidos são livres de agrotóxicos e comercializados na Feira da Roça, gerando emprego e renda para as famílias. “Os produtores de Monte Alegre, Tinguá, Marapicu e outras áreas terão agora equipamentos de primeira linha para ajudar no plantio”, vibrou Elias, que trabalha com seis pessoas da família na Feira da Roça vendendo tapioca, pupunha e bolos. “Nova Iguaçu está de parabéns, pois a aquisição de máquinas custa muito caro. Agora, em um ano os agricultores poderão aumentar a produção”, arrematou o engenheiro agrônomo da Emater, Rudá Mendes.
 Farão parte da Patrulha Mecanizada os seguintes equipamentos: grade niveladora com controle remoto e 32 discos de 20 polegadas; três grades aradoras; três tratores agrícolas; um caminhão; uma enxada rotativa com formador de canteiros; três arados fixos; um pulverizador com duas pistolas; duas carretas (cada uma com capacidade para quatro toneladas); três plainas agrícolas e dois perfuradores de solo.
 Participaram também da entrega dos equipamentos os secretários Marcelo Lessa (Assuntos Estratégicos) e Cristina Quaresma, além do subsecretário de Direitos da Pessoa com Deficiência, Valnei Costa; subsecretária dos Conselhos Municipais, Cristina Penna; presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Maurílio Leite; superintendente da Federação de Agricultura do Rio de Janeiro, Antonio Carlos Medeiros; superintende de Captação de Recursos, Cenir Coelho, além de representantes de outros segmentos da sociedade.


Tecnologia de Ponta
Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura do Jornal. Use a rodinha vertical do Mause para amplia-lo(ou use o mause numa bolinha que se encontra sobre uma linha) e passe o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado das páginas.

Nenhum comentário: