Páginas

sexta-feira, 11 de março de 2016

Nova Iguaçu retira abelhas e marimbondos gratuitamente

Por: ASCOM/Fotos de Alziro Xavier
Nova Iguaçu retira abelhas e marimbondos gratuitamente
 Nova Iguaçu saiu na frente e é um dos únicos municípios do Estado do Rio que oferece serviço gratuito de captura e retirada de abelhas e marimbondos. A Defesa Civil (Semdcorp) conta com dois apicultores e trabalha 24 horas, todos os dias da semana.
 Os casos mais frequentes na cidade são de abelhas africanizadas, uma espécie mestiça que surgiu com o cruzamento do inseto do tipo africano com raças europeias. De acordo com o secretário da Semdcorp, Luiz Antunes, a espécie é muito perigosa. “Essa abelha vive a ataca em grupo. São venenosas e é preciso o máximo de cuidado na remoção, uma vez que duas pessoas morreram em 2000. Temos registro de morte de vários de animais como cavalo, cachorro e galinha”, disse ele.
 Desde 2013, a Defesa Civil de Nova Iguaçu já atendeu 1.500 ocorrências. Os casos mais frequentes são nos bairros de Austin, Cacuia, Tinguazinho, Marapicu, Comendador Soares, Santa Rita, Corumbá, Palhada e Jardim Pernambuco. Mas isso não significa que o Centro da cidade esteja livre do problema. Com o aumento das queimadas nas florestas, as abelhas ficaram sem espaço na natureza e passaram a se abrigar em locais como quadros elétricos, rebaixamento de gesso e madeira, postes e terrenos baldios.
 Quem precisar do serviço pode ligar para o número 199 ou o 3779-0660. Uma inspeção é feita em até 24 horas e a execução é marcada para o turno da noite na maioria dos casos. O objetivo é evitar que os insetos fiquem agressivos, uma vez que o calor os deixa mais agitados. Dessa forma, o risco de ataques durante a retirada é menor. 
 Uma preocupação é com as pessoas que param para assistir o trabalho de captura. “A noite não corremos o risco de curiosos ficarem próximo dos apicultores. Os insetos podem se dispersar e atacar as pessoas que estão sem a proteção necessária. Uma picada no caso de alérgicos, pode ser fatal”, explica Antunes.
 Outro alerta é que as pessoas ao identificarem as colmeias, não tentem fazer a retirada. Jamais devem atear fogo, pedra ou água. Apenas os apicultores estão equipados para fazer a remoção com segurança.
 Quem sofrer com ataques de abelhas deve se dirigir imediatamente para o Hospital da Posse, ou para as Clínicas da Família 24 horas, localizadas nos bairros de Miguel Couto, Vila de Cava, Austin e Km 32. Outras opções são as Unidades de Pronto Atendimento, que ficam nos bairros Botafogo, Comendador Soares e Cabuçu.


Tecnologia de Ponta
Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura do Jornal. Use a rodinha vertical do Mause para amplia-lo(ou use o mause numa bolinha que se encontra sobre uma linha) e passe o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado das páginas.

Nenhum comentário: