Páginas

sexta-feira, 25 de março de 2016

Nova Iguaçu festeja Dia do Artesão no Patronato

Por: ASCOM/Fotos: Thiago Loureiro 
Nova Iguaçu festeja Dia do Artesão no Patronato
 A noite desta quarta-feira (23) foi de festa para 80 artesãos que participaram da homenagem promovida pela Prefeitura de Nova Iguaçu e a Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), pelo Dia do Artesão, festejado todo dia 19 de março. A festa aconteceu no Centro Social São Vicente, o Patronato e contou ainda com um chá da tarde e muita música.
 No evento, personalidades do governo, além de representantes do Sebrae e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca também receberam uma homenagem por contribuírem para que toda a atividade artesanal seja realizada com segurança e qualidade.  
 A artesã Vanessa Pereira, de 35 anos, viu no projeto Arte na Praça à oportunidade que precisava para expor o seu trabalho. “A Prefeitura de Nova Iguaçu e a Fenig dão todo o apoio necessário para os artesãos. Para nós que não temos onde mostrar o nosso trabalho, o projeto é uma porta para divulgarmos a nossa arte. É um incentivo muito gratificante. Nosso talento é muito valorizado”, disse entusiasmada.
 “O trabalho de artesanato desenvolvido pelos artesãos não é realizado como um hobby, e sim como geração de renda. Todos vivem do que produzem aqui. Recentemente, eles participaram do evento Rio Artes Manuais e foram reconhecidos pelo stand mais bonito e pelo material de melhor qualidade. Quero que eles continuem crescendo e conquistando cada vez mais o seu espaço. O meu foco agora é leva-los para a Feira da Previdência e no mês de maio, criaremos um site para colocar alguns produtos à venda”, disse a diretora técnica da Fenig, Ana Mello.
 De acordo com o presidente da Fenig, Marcos Ribeiro, o artesão faz parte da identidade e cultura de um município. “Não poderíamos deixar a data passar em branco. Aqui, acreditamos muito no valor do artesão. Dessa forma, identificamos as pessoas que fazem trabalho artesanal e as inserimos nas feiras espalhadas pelo Centro, onde a atividade econômica é maior”, avalia Ribeiro.
 O projeto Arte na Praça, realizado pela Fenig conta com 200 artistas cadastrados. Eles expõem e vendem toda sua produção de terça a sábado, em feirinhas espalhadas pelo Centro da cidade.

Tecnologia de Ponta
Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura. Aguarde uns segundos, e, após abri-la, para aumentar a dimensão, use o 'mause' numa bolinha sobre linha horizontal, fazendo com que corra para a direita . Depois é só correr o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado das páginas.

Nenhum comentário: