Páginas

terça-feira, 1 de março de 2016

FIRJAN NOVA IGUAÇU E SIMAPAN PROMOVEM CICLO DE PALESTRAS PARA EMPRESÁRIOS DO SETOR DE ALIMENTOS E BEBIDAS

Por: Joana Mineiro
FIRJAN NOVA IGUAÇU E SIMAPAN PROMOVEM CICLO DE PALESTRAS PARA EMPRESÁRIOS DO SETOR DE ALIMENTOS E BEBIDAS
 Provedor de serviços e soluções especializadas para o setor de panificação, entre 2008 a 2014, o SENAI formou cerca de nove mil profissionais
 Com o objetivo de qualificar os profissionais da cadeia produtiva de alimentos e bebidas, a Representação Regional FIRJAN/CIRJ Baixada Fluminense Área I Nova Iguaçu, em parceria com o Sindicato das Indústrias de Massas Alimentícias, Panificação, Confeitaria e Afins da Baixada Fluminense (SIMAPAN), promoveu o ciclo de palestras: Higiene e Segurança na Fabricação de Massas.  O encontro contou com a palestra do consultor de Serviços Tecnológicos do Centro de Tecnologia SENAI Alimentos e Bebidas (CTS), Edson Gonçalo.
 Henrique Balbino, presidente do SIMAPAN, revelou que, de acordo com um levantamento da Câmara Setorial, houve um crescimento desordenado do segmento de alimentação. “Acredito que o Ciclo de Palestras deu início a uma corrente para acabar com o tabu de que o empresário não precisa ter conhecimento necessário da legislação do seu setor. A parceria com o Sistema FIRJAN é de extrema importância porque a Federação oferece toda estrutura e conteúdo necessários para a qualificação e capacitação dos empresários e profissionais da área”, enfatizou.
 O Rio de Janeiro é o terceiro estado com maior concentração de padarias, o que torna a atividade responsável pela maior parte do mercado de trabalho da indústria local de alimentos e bebidas. O Sistema FIRJAN, por meio do SENAI, é hoje um provedor de serviços e soluções especializadas para o setor de panificação. São seis escolas voltadas à formação profissional qualificada para o setor: Rio de Janeiro, Campos dos Goytacazes, Nova Friburgo, Petrópolis, Volta Redonda, Niterói e um Centro de Tecnologia SENAI Alimentos e Bebidas (CTS). Entre 2008 a 2014, foram formados cerca de nove mil profissionais.
 Durante a palestra, com promoção do Movimento Sindical FIRJAN, o consultor de Serviços Tecnológicos do Centro de Tecnologia SENAI Alimentos e Bebidas destacou que, por meio da implantação de boas práticas higiênico-operacionais no processamento de alimentos, os aspectos de qualidade e segurança podem ser traduzidos como ameaças ou oportunidades para as empresas do setor. “Apresentei aos empresários os fundamentos do Programa 5S e de Boas Práticas de Fabricação de Alimentos e Bebidas, além de casos de sucesso que vivenciaram a implantação destes programas”, explicou Edson Gonçalo.
 No mercado há 30 anos e atualmente proprietário da padaria, confeitaria, restaurante e pizzaria Sonho Meu, Ricardo de Araújo acredita que os empresários não podem deixar de buscar qualificação. Segundo ele, o estabelecimento, no bairro Comendador Soares, em Nova Iguaçu, que recebe cerca de 100 pessoas por dia, está sempre se atualizando. “Além de cobrar capacitação dos meus profissionais, eu, como empresário, também sempre estou em busca de conhecimento para agregar valor ao meu negócio”, disse Araújo.

        Setor de Panificação no país e no Rio de Janeiro
 O setor de panificação e confeitaria vem ao longo dos anos ocupando posição de destaque no ranking dos maiores segmentos industriais do país tanto em termos de número de estabelecimentos quanto de geração de empregos. De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego, em 2014 o Brasil possuía 65.452 estabelecimentos, que empregavam 432.939 trabalhadores. Deste total, pouco mais da metade (51%) estão localizados na região Sudeste.
 Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), em 2014, o índice de crescimento das empresas do setor foi de 8,02% com o faturamento atingindo R$ 82,5 bilhões. No Rio de Janeiro, o setor é composto por cerca de 5.358 estabelecimentos formais, que empregam 41 mil pessoas, representando 75% do mercado de trabalho da indústria de alimentos e bebidas do estado.


Tecnologia de Ponta
Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique no 'quadro vazado', abaixo da capa miniatura do Jornal. Use a rodinha vertical do Mause para amplia-lo(ou use o mause numa bolinha que se encontra sobre uma linha) e passe o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado das páginas

Nenhum comentário: