Páginas

quinta-feira, 24 de março de 2016

CISBAF INTEGRARÁ CONSELHO DO PLANO METROPOLITANO DE DESENVOLVIMENTO URBANO

 Por: Claudia Souza/Fotos: Clarice Castro
CISBAF INTEGRARÁ CONSELHO DO PLANO METROPOLITANO DE DESENVOLVIMENTO URBANO
Secretária executiva do consórcio, Dra. Rosangela Bello, é convidada a elaborar o Plano Estratégico
 A secretária executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense, Dra. Rosangela Bello, participou na manhã desta terça-feira (22), da posse dos integrantes do Conselho Consultivo responsável pela elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio: o Modelar a Metrópole. A cerimônia, ocorrida no Palácio Guanabara, contou com a presença do vice-governador, Francisco Dornelles, do secretário de Governo, Affonso Monnerat, e do diretor-executivo da Câmara Metropolitana de Integração Governamental, Vicente Loureiro.
 – Este ato representa o resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Governo do Estado há algum tempo com o apoio do Banco Mundial e que tem como objetivo conclamar a sociedade a participar do processo de elaboração do primeiro plano estratégico de desenvolvimento urbano integrado da Região Metropolitana. Agradecemos o envolvimento de todos nessa missão, que nos faz olhar para o futuro e traçar um modelo de metrópole a perseguir, apesar de uma conjuntura adversa – disse o vice-governador.
 As 110 entidades envolvidas, dentre elas Firjan, Instituto dos Arquitetos do Brasil, Clube de Engenharia, Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade, Casa Fluminense e Metrô Rio, além de 50 profissionais serão responsáveis por acompanhar a elaboração do Plano Estratégico, documento que apresentará um modelo de desenvolvimento integrado para os 21 municípios da região e balizará as ações de planejamento do Governo do Estado e da Câmara Metropolitana pelos próximos anos. A meta é reorganizar os centros urbanos a partir de um crescimento mais harmônico e equilibrado, que promova, de forma sustentável, mais qualidade de vida para os mais de 12 milhões de habitantes destas cidades. Uma das prioridades definidas foi a despoluição da Baía de Guanabara. Para minimizar os impactos negativos nas águas da Baía, o projeto irá abranger a Baixada Fluminense.
 Para a secretária executiva do Cisbaf, Dra. Rosangela Bello, o convite para integrar o Conselho Consultivo reconhece o trabalho do consórcio na região. "O Cisbaf estar incluído entre as 110 instituições que elaborarão o Plano Metropolitano é uma grande honra e um reconhecimento por parte, principalmente, do Governo do Estado da importância da nossa instituição, que desde o ano 2000 vem trabalhando junto às 11 Prefeituras da Baixada para melhorar o atendimento à saúde dos 3,5 munícipes da região, elaborando desde diagnósticos, até o planejamento integrado regional de curto, médio e longo prazos visando orientar os investimentos na saúde e qualificar a oferta de serviços. Pretendemos colaborar e contribuir de forma dinâmica incluindo todos os atores das secretarias municipais de saúde na construção dessa proposta", ressaltou Bello.

  Sobre o Plano 
 O Modelar a Metrópole trará metas de desenvolvimento de curto, médio e longo prazo (4, 8 e 25 anos) para a Região Metropolitana em diferentes eixos: economia; mobilidade; habitação; saneamento; meio ambiente; patrimônio natural e cultural; e reconfiguração espacial, bem como um plano de ação para atingi-las. O documento será resultado de um processo amplo de discussão entre o poder público, o Conselho e os demais integrantes da sociedade civil ao longo dos próximos 16 meses. Para tanto, foi montado um calendário de oficinas e encontros que tem início em abril.
 O projeto faz parte do Programa de Fortalecimento da Gestão Pública e Desenvolvimento Territorial Integrado – Rio Metrópole – Pró-Gestão II, financiado pelo Banco Mundial. A estruturação será coordenada por um consórcio formado pelas empresas Quanta Consultoria e Jaime Lerner Arquitetos Associados, escolhido em concorrência internacional.

Tecnologia de Ponta
Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura. Aguarde uns segundos, e, após abri-la, para aumentar a dimensão, use o 'mause' numa bolinha sobre linha horizontal, fazendo com que corra para a direita . Depois é só correr o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado das páginas.


Nenhum comentário: