Páginas

quinta-feira, 10 de março de 2016

Câmara dos Deputados aprova projeto que autoriza uso de substância contra o câncer

Emmanuelle Lamounier
Câmara dos Deputados aprova projeto que autoriza uso de substância contra o câncer 
 Projeto que cria o Banco de Prótese Mamária também continua em pauta
 BRASÍLIA - O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na última terça-feira (8) o Projeto de Lei 4639/16, que autoriza a produção e o uso da fosfoetanolamina sintética aos pacientes com câncer. A matéria será analisada ainda pelo Senado.
 O texto permite que os pacientes façam uso da substância por livre escolha se diagnosticados com câncer e se assinarem termo de consentimento e responsabilidade. A opção pelo uso voluntário da fosfoetanolamina sintética não exclui o direito de acesso a outras modalidades terapêuticas.
Paralelamente, o Projeto de Lei 1285/11 de autoria do Deputado Felipe Bornier (PSD/RJ), que cria o Banco de Prótese Mamária, aprovado nas Comissões de Seguridade Social e Família e de Finanças e Tributação, aguarda análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. O projeto beneficia mulheres vítima de câncer de mama e que foram mastectomizadas, que retiraram a mama.
 “Busco trazer benefícios do ponto de vista clínico e também social. No meu projeto, proponho que o Banco de Prótese Mamária seja  vinculado ao Núcleo de Atenção à Saúde da Mama, coordenado pelo Ministério da Saúde”, acrescentou o deputado. De acordo com a proposta, as próteses serão adquiridas por meios de doações de empresas, entidades e pessoas físicas, além de recursos do Orçamento Geral da União.
 Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), apontam o câncer de mama como o segundo mais frequente no mundo, perdendo somente para o de pulmão.


Tecnologia de Ponta
Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura do Jornal. Use a rodinha vertical do Mause para amplia-lo(ou use o mause numa bolinha que se encontra sobre uma linha) e passe o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado das páginas.


Nenhum comentário: