Páginas

sexta-feira, 4 de março de 2016

Atletas de boxe dão a volta por cima e encontram no esporte a alegria para viver


Por: Chiristian Baeta/Fotos: Divulgação
Atletas de boxe dão a volta por cima e encontram no esporte a alegria para viver
 Eles vão participar no próximo sábado (5) da Copa Cláudio Coelho em Niterói
 Muitas pessoas pensam que vida de atleta amador é fácil. Ainda mais quando praticam uma modalidade que participará dos Jogos Olímpicos do Rio 2016. O boxe é tradicional no Brasil, teve como principais ídolos nacionais Éder Jofre, José Adilson Rodrigues “Maguila” e Acelino “Popó” Freitas. Mas mesmo assim, a realidade é outra. Para quem tem o costume de reclamar da vida e se rende a qualquer obstáculo, então, às vezes pode se surpreender. Reunimos três histórias motivadoras de pessoas que encontraram no esporte um meio de superar dificuldades e que, com certeza, vão fazer todos dar mais valor à vida. Por meio do esporte, Kaira Gomes, Tainan Mateus e Alexandre Baptista derrubaram fronteiras, objetivos distantes e aparentemente inalcançáveis.
 Uma delas é a Kaira Thais Gomes, de 38 anos, que é uma batalhadora. Desde jovem, a moradora de Imbariê, em Duque de Caxias (RJ), lutou muito na vida. Acordava bem cedo para ir à escola e assim poder se alimentar, pois não tinha refeição suficiente em casa. Aos 26 anos, ainda sem filhos, o destino lhe pregou uma peça ao ir a um hospital: o médico avisou  que ela teria que submeter a uma cirurgia. Na operação, perdeu o útero e os dois ovários. Entrou em depressão, pois não poderia mais engravidar. Mas o destino não quis que as coisas fossem assim, e um “anjo” apareceu na vida. O professor Bruno Mendes Teixeira, que a levou para os treinos de boxe para superar a tristeza.
 Mesmo nas adversidades, Kaira nunca deixou de lado o sonho de viver do esporte. Queria ser a "Daiane dos Santos", mas a falta de dinheiro não a deixou seguir os passos da ginasta. Se para alguns a carreira de boxe termina aos 38 anos, para auxiliar de enfermagem, costureira e babá está apenas começando. 
 Kaira vai fazer a sua primeira luta amadora de boxe na Copa Cláudio Coelho, que será realizada no próximo sábado (5), no CT Escola de Lutas, em Santa Rosa, Niterói.
 "Tudo é um sonho. O esporte me trouxe novamente a alegria de viver. Estava sem esperança para ir em frente. E agora, tudo mudou", conta Kaira, que lutará na categoria 52 kg.
 Como meio de superar dificuldades, Tainan Mateus, de 23 anos, morador da comunidade de Camarista Méier (RJ), vendia balas e outros doces nos trens que partiam da estação Central. O jovem encontrou no boxe com o professor Alessandro Leite, uma forma de mudar de vida.  Ainda adolescente começou a praticar a modalidade. Hoje, ele vive do esporte. Atleta amador, ele já dá aulas de boxe em quatro academias e tem mais de 24 lutas. Já é considerado um atleta de alto rendimento. Sábado (5), Tainan vai fazer mais uma luta em Niterói.
 Já o garçom Alexandre Baptista, de 32 anos, vive do salário de um restaurante que trabalha em Búzios, das gorjetas e dá aulas de boxe para poder pagar as contas.
 “Infelizmente, essa é a realidade do esporte no país. Mas a Associação Carioca de Boxe está resgatando a força do Rio de Janeiro no esporte. Queremos que o boxe vire o segundo ou terceiro esporte mais querido do estado.”, afirma o confiante Alessandro Leite, presidente da entidade.

Doações
 Os alimentos arrecadados na entrada do ginásio para a Copa Cláudio Coelho neste sábado (5) serão doados para a Paróquia São Sebastião, em Santa Rosa.
 Fundada em novembro de 2015, a Associação Carioca de Boxe realizará 11 eventos nesse ano no estado do Rio de Janeiro, com 38 equipes filiadas. No próximo dia 30 de abril será a vez do Parque Guarus, em Campos do Goytacazes (RJ), receber o evento de boxe.

Serviço
Dia: 5  de Março;
Pesagem: 8h;
Horário das lutas: 9h;
Local: CT Escola de Lutas. Rua Noronha Torrezão 684, em Santa Rosa, Niterói;
Entrada: 1 kg de alimento não perecível.

Tecnologia de Ponta
Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique no 'quadro vazado', abaixo da capa miniatura do Jornal. Use a rodinha vertical do Mause para amplia-lo(ou use o mause numa bolinha que se encontra sobre uma linha) e passe o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado das páginas.

        

Nenhum comentário: