Páginas

quinta-feira, 31 de março de 2016

Universitários de Nova Iguaçu vão à Brasília conferir atuação dos parlamentares no Congresso Nacional

Por: Emmanuelle Lamounier
Universitários de Nova Iguaçu vão à Brasília conferir atuação dos parlamentares no Congresso Nacional
 O cenário político atual tem atraído cada vez mais a atenção de jovens de todo o País. Três estudantes de Nova Iguaçu são exemplo desse interesse ao participarem do Estágio-Visita da Câmara dos Deputados, nesta última semana de março. O programa existe há dez anos, mas desde que o Deputado Federal Felipe Bornier (PROS-RJ) assumiu a Segunda-Secretaria da Casa e a coordenação dos programas de estágio, o número de participantes praticamente dobrou.
 Além de ser um dos deputados da bancada federal do Rio de Janeiro que mais leva recursos para Nova Iguaçu, Felipe Bornier transformou o estágio da Câmara dos Deputados no maior programa de visitação e participação de jovens no parlamento em todo o mundo. “Nosso papel é envolver cada vez mais a juventude nas discussões políticas porque são eles que poderão mudar a realidade e é dessa forma que trabalhamos, buscando novas ideias e contando com a participação ativa da população”, destacou Felipe Bornier.
 A primeira edição do Estágio-Visita de 2016 contou com a participação de quase 70 estudantes universitários, entre eles, Jefferson Gonçalves, que afirmou que a ida à Brasília mudou bastante a visão que tinha da política nacional. “Temos que ser mais presentes, nos envolver de fato nos assuntos relacionados à nossa cidade, do nosso Estado, não podemos ser omissos senão estaremos sempre reclamando. O deputado Felipe me representa muito bem, venho acompanhando o trabalho dele, levo sugestões e acredito que isso contribui para atuação dele no parlamento”.
 Para o estudante Carlos Ferreira, o exercício da cidadania deve ser constante e não somente nas eleições. “Não podemos ter a concepção errada de que o nosso papel se encerra nas urnas, na hora de votar. É nossa obrigação acompanhar a atuação dos deputados e senadores, buscando conhecimento. Hoje em dia é muito fácil o acesso à informação para confirmar o que realmente tem sido feito”, ressaltou.
 A experiência de conviver com deputados e senadores durante uma semana, também mudou o pensamento da universitária iguaçuana, Clarine Souza. Hoje com certeza levo uma grande bagagem e uma visão totalmente diferente do Congresso Nacional.
 O Estágio-Visita é realizado todos os meses por meio de indicação de parlamentares. Para que jovens de todo o País, tenham mais acesso ao processo legislativo, Felipe Bornier criou o novo Estágio-Participação. O programa possui diferenciais que vão desde a seleção dos estudantes até o roteiro de atividades.  Os universitários que quiserem se inscrever, podem acessar o site: www.camara.leg.br/estagioparticipacao.

Tecnologia de Ponta
Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura. Aguarde uns segundos, e, após abri-la, para aumentar a dimensão, use o 'mause' numa bolinha sobre linha horizontal, fazendo com que corra para a direita . Depois é só correr o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado das páginas.

Nenhum comentário: