Páginas

terça-feira, 3 de maio de 2016

Depois de nove anos, boxe profissional retorna ao Rio de Janeiro



Por: Christian Baeta/Fotos: Divulgação
Depois de nove anos, boxe profissional retorna ao Rio de Janeiro
 Evento de boxe será realizado neste sábado (7) no CT Escola de Lutas. Alimentos arrecadados serão doados para moradores do Vidigal
 Após anos de ostracismo e mergulhado num período bastante negro, de ginásios vazios e poucas perspectivas, o boxe no Estado do Rio de Janeiro está ressurgindo. É porque depois de nove anos sem lutas profissionais no Estado, dois combates vão ocorrer no próximo dia 7 de maio. As lutas fazem parte da Copa Raff Gliglio, que será realizada a partir das 10h no CT Escola de Lutas, em Santa Rosa, Niterói. O evento, que é organizado pela Associação Carioca de Boxe (ACB), tem como objetivo impulsionar o esporte no Estado. Além das lutas profissionais, outras 23 amadoras também serão realizadas.  A entrada custará um  quilo de alimento não perecível.
“Nosso papel é fazer a modalidade crescer novamente. Hoje, falamos muito em MMA, mas há espaço para todas as modalidades. Precisamos de grandes incentivadores financeiros e de bons empresários brasileiros envolvidos com o boxe”, afirma Alessandro Leite, presidente da Associação Brasileira de Boxe
 As lutas profissionais terão a duração de quatro rounds, de quatro minutos, com um de descanso. Já as amadoras terão três rounds, de três minutos, com um de descanso. Participam do evento atletas da classe feminina (52k, 64 kg e 75 kg) e masculino Juvenil (60 kg) e Elite (56 kg, 60 kg, 64 kg, 69 kg, 75 kg, 81 kg e Super Pesados (mais de 91 kg).
 Os destaques serão os combates entre Cristiano Gomes (Alessandro Leite- Nobre Arte-RJ) e Jordson Teodoro da Silva (Clube Atlético Guarany-SP), na categoria médio-ligeiro (69 kg). E Alexandre Baptista (Warrior Boxing Búzios-RJ) contra David da Silva Severino (Clube Atlético Guarany-SP), no peso-médio (72 kg).
 Amante de lutas, o atleta Cristiano Gomes, de 29 anos, começou aos 13 anos no kickboxing. De lá,  passou pelo muay thai até chegar ao boxe. Já são seis anos competindo pela modalidade olímpica, mas somente neste sábado, fará a estréia no profissional.
 “Estou muito ansioso para a luta. Dá um friozinho na barriga, mas estou seguro, pois fiz um treinamento forte. É a realização de um sonho. Sempre sonhei em ser um lutador profissional. Eu assistia aos filmes do Rocky Balboa e pensava que um dia, eu iria estar no alto de um ringue como ele.”, conta Cristiano.
 Na sexta-feira (6) haverá a pesagem dos atletas, coletiva de imprensa e um Congresso Técnico.
 Os alimentos arrecadados na entrada do ginásio serão doados para os moradores da Comunidade do Vidigal, na Zona Sul do Rio de Janeiro, onde o professor Raff Gliglio mantém um projeto social de boxe.

  Homenagens
 Além dos combates, o evento vai homenagear Raff Gliglio, que é fundador da Escola de Boxe do Vidigal (1988), fundador da ONG/OSCIP – INSTITUTO TODOS NA LUTA (www.todosnaluta.org.br), que atende crianças e jovens de 9 a 21 anos da favela. Ele também é técnico de boxe dos lutadores olímpicos Patrick Lourenço (52kg) e Michel Borges (81kg). Os dois estarão defendendo as cores do Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016.  Raff receberá uma placa pelo serviço prestado ao esporte estadual e o título de sócio benemérito da Associação Carioca de Boxe (ACB-RJ). Além dele, a ACB vai homenagear Orestes Manoel da Silva, que foi lutador de boxe na categoria médio-ligeiro (1970 – 1976) e é Coordenador do Projeto “A Arte de Boxear” da Escola de Educação Física da UFRJ desde 2002.
 A competição conta com os parceiros Devorer, Ping Pong Sports, Pur Amazon, Locacar, LR Empreendimentos e Produções, Ximenes Advogados e Shopping da Saúde. Além do apoio da Escola de Lutas (Niterói), Barraca do Sidney, Pedro Amorim, Banhia, Tai Mateus, Ricardo Lins, rádio Tupi, Nikolas Moyano e do vereador Daniel Marques (PV). Recentemente, a ACB fechou uma parceria com o ator, escritor e diretor americano de Hollywood Serge Levin.

 Associação Carioca de Boxe (ACB)
 Fundada em dezembro de 2015, a Associação Carioca de Boxe realizará 12 eventos (até o momento) nesse ano no estado do Rio de Janeiro, com 38 equipes filiadas. No próximo dia 15 de maio, o CT Escola de Lutas, em Niterói (RJ), vai receber a 1ª Copa Desafio de Artes Marciais.

 Serge Levin
 A paixão deste americano pelo esporte surgiu por influência de seu pai, Valeriy Skvortsov, que foi campeão europeu de saltos em altura e também participou nos Jogos Olímpicos de 1964 e 1968. No entanto, em esportes, Serge Levin tomou um caminho diferente e começou a praticar artes marciais desde os sete anos de idade, especificamente, o Karate Kyokushin. Ele também competiu em Tae Kwon Do, estudou e tem uma admiração altíssima pelo boxe tradicional. Sua outra paixão é o cinema (Hollywood). Recentemente, ele estrelou com o renomado Dolph Lundgren (que tinha papel Drago no filme de boxe Rocky 4). Mais informações sobre seus projetos de filmes na página oficial: http://www.imdb.com/name/nm3774970/ e Facebook aqui: https://www.facebook.com/OfficalSergeLevinFanPage/

  Serviço
- Dia: 6 de maio
Congresso Técnico/ Pesagem/ Coletiva de Imprensa: A partir das 10h;
Local: Liga Carioca de Muay Thai. Rua São Clemente 155, em Botafogo, Rio de Janeiro.

- Dia: 7 de maio
Horário das lutas: 10h;
Local: CT Escola de Lutas. Rua Noronha Torrezão 684, em Santa Rosa, Niterói;
Entrada: 1 kg de alimento não perecível.

Tecnologia de Ponta
  Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura. Aguarde uns segundos, e, após abri-la, para aumentar a dimensão, use o 'mause' numa bolinha sobre linha horizontal, fazendo com que corra para a direita . Depois é só correr o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado das páginas.

Nenhum comentário: