Páginas

sábado, 21 de maio de 2016

Emoção na entrega das chaves de 300 apartamentos em Marapicu Famílias que perderam casas em inundação de 2013 ganham moradia

Por: ASCOM/ Fotos: Alziro Xavier
Emoção na entrega das chaves de 300 apartamentos em Marapicu Famílias que perderam casas em inundação de 2013 ganham moradia
 A emoção tomou conta da cerimônia de entrega de 300 casas populares do empreendimento Residencial Valparaíso, realizada hoje (20), no bairro Marapicu, em Nova Iguaçu. O Prefeito Nelson Bornier e a vice, Dani Nicolasina, acompanharam a entrega das chaves para as famílias, que desde 2013 eram amparadas pelo programa Aluguel Social Emergencial, quando perderam suas casas na chuva que inundou a cidade. Na ocasião, foi decretado estado de calamidade no município.
 Bornier afirmou estar impressionado com a qualidade da obra e beleza do condomínio. O prefeito disse ainda que vai buscar junto ao Ministério das Cidades investimentos para que as obras não parem na região. “Além de casas para morar, vocês precisam de saúde e educação e eu vou lutar para que tenham isso aqui perto o quanto antes. Já estamos trabalhando para que as linhas de ônibus comecem a passar próximo ao condomínio de vocês. O nosso dever é oferecer políticas públicas para todos e estamos batalhando por isso. Meu objetivo é amparar todas as famílias iguaçuanas que cadastramos, com a sua casa própria”, explicou.
 O secretário de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente, Giovanni Guidone, lembrou que Nova Iguaçu sempre saiu na frente quanto a políticas habitacionais. “No primeiro governo, em 1997, Nova Iguaçu foi a primeira cidade do Brasil que aderiu ao antigo Programa de Arrendamento Residencial, onde no ano 2000, entregamos as primeiras casas populares. Hoje, são cerca de 13 mil unidades habitacionais liberadas, o que faz de Nova Iguaçu a cidade que mais constrói casas populares em todo Estado do Rio de Janeiro. Agora, estamos buscando projetos para levar novos condomínios ao bairro de Austin e assim, ampliarmos a oferta”, avaliou.
 Cristina Quaresma, secretária de Assistência Social, responsável pelo cadastro dos beneficiários, destacou que mesmo com o país em crise, o trabalho não parou na cidade. “Mesmo com dificuldades, o trabalho foi concluído com sucesso. É muito gratificante trabalhar com uma equipe comprometida, que se esforça para oferecer o melhor para a população. Fico muito feliz em ver que receberam suas casas, que é um dos maiores patrimônios que uma pessoa pode ter”, destacou ela.
 Desde 2013, este é o quatro empreendimento entregue em Nova Iguaçu. A próxima conclusão do Programa Minha Casa Minha Vida está prevista para o mês de julho, com 300 residências do condomínio Miramar, também em Marapicu. Até dezembro de 2016, mais 1500 famílias recebem as chaves de casas populares, de cinco empreendimentos que estão em fase de acabamento na mesma localidade. Em dezembro, também está prevista a entrega do Empreendimento Jardim Guandú, no KM 32, com 200 casas que vão beneficiar outras famílias desabrigadas em 2013.
 Antes amparada pelo aluguel social, Priscila Ferraz, 35, foi a primeira a receber as chaves da casa nova. Ela não conseguiu segurar as lágrimas. “Só tenho a agradecer a prefeitura. Primeiro, porque que nunca deixou de pagar nosso aluguel e hoje, pela casa que estamos recebendo”, agradeceu ela, que vai morar com o marido e cinco filhos.
 Grávida de oito meses, Ana Carolina Vieira, de 21 anos, não vê a hora de fazer a sua mudança. “Estou indo agora mesmo fazer o pedido de ligação da energia elétrica para o meu apartamento. Caso consiga resolver isso, quero vir pra cá com meu marido e meus outros três filhos, até quarta-feira que vem. Tenho certeza que vamos ser muito felizes aqui. A casa é linda e estou muito satisfeita”, comentou ela.
 Participaram da solenidade todo secretariado, representantes da Caixa Econômica Federal, lideranças comunitárias e o vereador Gilson Cunha.


 Tecnologia de Ponta
  Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura. Aguarde uns segundos, e, após abri-la, para aumentar a dimensão, use o 'mause' numa bolinha sobre linha horizontal, fazendo com que corra para a direita . Depois é só correr o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado das páginas

Nenhum comentário: