Páginas

segunda-feira, 23 de maio de 2016

OAB de Nova Iguaçu oferece parceria a Bornier para mediar questões sociais junto à população

OAB de Nova Iguaçu oferece parceria a Bornier para mediar questões sociais junto à população
 O prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, ganhou nesta segunda-feira (23) mais um forte aliado para reforçar o seu programa de governo. A subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ofereceu parceria de cunho social nas áreas da educação, mobilidade pública e direitos humanos voltados, sobretudo, para as mulheres e igualdade racial.
         A iniciativa foi levada ao gabinete de trabalho do prefeito Bornier pelo presidente da OAB, Jorge Rosenberg, recém-eleito para o triênio 2016/018. Ele disse que a instituição de defesa dos advogados quer também participar como mediadora dos anseios e conflitos que afligem a sociedade na luta por justiça social.
         Um dos projetos apresentados ao prefeito Bornier, o “OAB Vai às Escolas”, por exemplo, pretende levar o conceito de cidadania para conhecimento dos estudantes do 5º a 9º serie do Ensino Fundamental na rede de ensino do município.
         “São jovens com melhor discernimento e para quem iremos mostrar o que é, para que serve e quais as funções da OAB, bem como o compromisso da nossa instituição com a sociedade”, explicou Rosenberg.
         O presidente da OAB disse que a ideia da instituição é provocar discussões sobre questões que mexem com a vida das pessoas no seu cotidiano. “Mobilidade Pública não é só construir rampa de acesso aos cadeirantes. A gente tem que discutir esse e também outros temas de forma mais ampla, garantindo às pessoas melhores plataformas, melhor acesso ao transporte e a todos os serviços públicos”, defendeu.

         Rosemberg lembrou que o racismo ainda é latente no seio da sociedade.

“É uma discussão que deve ser aprofundada e a OAB tem também papel importante nessa questão. A sociedade vê na OAB uma entidade séria. Por isso mesmo, as pessoas optam por participar, ouvir e buscar efetivamente o melhor caminho que deva ser discutido entre os entes públicos e a sociedade. A OAB, nesse caso, seria o órgão mediador na discussão em defesa da cidadania, incluindo aí o direito das mulheres”, sugeriu.
 Rosenberg anunciou ainda que a instituição está criando agora a Comissão de Saúde para discutir a situação dos hospitais públicos e outros temas que envolvam assistência médica em favor da população.
         “Hoje, o povo precisa de duas coisas: primeiro, de educação maciça e depois da saúde”, salientou, afirmando que todos os serviços essenciais à sociedade, como também a segurança pública, o transporte e a mobilidade urbana, entre outros, estão todos entrelaçados.
         “Existe uma série de atividades sobre as quais a OAB tem condições de discutir, através de debates, simpósios, fórum e distribuição de cartilhas, de forma a incutirmos na cabeça de jovens e adultos uma melhor visão da cidadania”, destacou.
         Segundo ainda o presidente da OAB, todos os projetos sociais elaborados pela entidade já estão prontos para avaliação e liberação do prefeito Nelson Bornier, devendo entrar em prática nos próximos três meses.
         Rosemberg pediu ainda ao prefeito Bornier que interceda junto ao comando do 20º BPM (Mesquita) no sentido de reforçar a segurança nas imediações do Fórum da Justiça de Nova Iguaçu, no bairro da Luz, onde, segundo denunciou, vem ocorrendo inúmeros assaltos e roubos de veículos. Reivindicou ainda uma área de estacionamento no entorno do prédio da Justiça para atender aos advogados da região.
         O encontro teve a participação do consultor jurídico da Prefeitura, Adilson Farias Maciel; e dos advogados Antônio Carlos Marques, Orides Ancile Macedo Júnior e Gabriel Felício da Cunha, respectivamente secretário-geral, secretário-geral adjunto e assessor da Presidência da 1ª subseção da OAB de Nova Iguaçu.

Tecnologia de Ponta
Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura. Aguarde uns segundos, e, após abri-la, para aumentar a dimensão, use o 'mause' numa bolinha sobre linha horizontal, fazendo com que corra para a direita . Depois é só correr o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado das páginas

Nenhum comentário: