Páginas

domingo, 15 de maio de 2016

Encontro no Mércure pra falar de Logosofia

Ruy Reis e o palestrante Marco Cohen 
Por: Wandemberg
Encontro no Mércure pra falar de Logosofia
 Nesse mês de maio de 2016, recebi um telefonema de um cidadão que queria publicar, no Folha do Iguassú, um convite aos moradores de Nova Iguaçu, para que assistissem, em 14 do corrente, lá pelas dez da manhã, uma palestra sobre Logosofia, no Hotel Mércure. Logosofia? Inquiri cá aos meus "botões" já um pouco amnesiado pelo tempo e pelos impactos fortíssimos causados pelas pesadíssimas bolas, de 'couro cru', que cabeceava em jogos nos dias chuvosos do concorrido campeonato iguaçuano de futebol, lá pelos idos dos anos 60/70, onde brilhavam jogadores como: Zeca Neném, Getúlio, Licinho, Nuri, Nenem, Baiano, Lula, um zagueiro conhecido como Berguinho e muitos outros, inclusive um craque que atendia pelo nome de Rui Reis, que atuava pelo Mesquita F.C. 
  Não me atrevi a perguntar, para não 'pagar mico' e passar por 'burro' aos olhos de um desconhecido, mas, o quê seria Logosofia? A única coisa que sabia sobre o assunto, extraí da internet: Que era 'coisa de hermanos', criada, supostamente, por mais um daqueles argentinos fanfarrões, prontos para nos tecer comentários sacanas, tipo: 'Maradona era melhor que Pelé' (um absurdo). Maradona melhor que Pelé? Eu em...! Como poderia dar crédito a um argentino desses, a ponto de ler e estudar sua obra? Não fazia o menor sentido. Do outro lado da linha o interlocutor, de voz agradável, me dava breve explicação sobre o tema, mas no íntimo, confesso, fiz 'pouco caso' e prejulguei. Os argentinos, a despeito da admiração que tenho pelo seu povo, estavam 'atravessados' em minha garganta, justamente, pela concorrência no futebol.

 Coincidência à parte...
 Poucos dias depois o moço me ligou outra vez para alinhavar o assunto, e, talvez, para ganhar confiança e desconto no preço, me disse que era de Nova Iguaçu. E daí? Não falei, mas pensei! Provavelmente queria que eu fosse ao evento para me tornar mais um adepto da vã filosofia de um 'hermano marrento' qualquer! Nem 'morto'! 
 Conversa vai, conversa vem e de repente eis que a prosa toma outro rumo, quando o cliente para provar que é da terra diz que jogou futebol nos áureos tempos do Campeonato Iguaçuano, citando como referência alguns dentre os craques nomeados acima. Vê como é que são as coisas? À partir daquele momento me interessei, como se vê no diálogo abaixo, que aconteceu não exatamente com as mesmas palavras:
 - Eu sou o Rui Reis, que há época atuava pelo Mesquita! disse o cliente.
 - Pô, eu te conheço, disse! 
 -Me conhece e quem é você? 
 -Eu sou o Berguinho, que jogou no Miguel Couto, Morro Agudo, Seleção Iguaçuana e outras grandes equipes do futebol de Nova Iguaçu, respondi de pronto, com exagerada dose de orgulho!
 - Berguinho, quanto tempo, meu camarada!
 Dia 14 às dez horas em ponto eu estava lá na 'porta do Hotel Mércure para assistir a palestra sobre Logosofia, a princípio mais por deferência a um amigo do que por qualquer outro motivo, porém, quando o palestrante Marco Cohen, terminou sua explanação eu tinha ganho outra opinião sobre o assunto. Fiquei encantado, e posso garantir que em cerca de uma hora, aprendi tanta coisa de vital importância que, até, já me inscrevi no curso que, por sinal, é gratuito. Fiquei com a certeza de que o aprendizado que adquirirei, vai ser muito útil para mim e para meu próximo. Outra coisa! Como a vida dá sinais sobre o caminho a ser seguido. Ao final da palestra foram sorteados três livros do autor. Adivinhem quem foi o primeiro sorteado? Eu!   
 Ah, antes que me esqueça, pelo que constatei, o autor e fundador da Logosofia, o Argentino Carlos Bernardo Gonzáles Pecotche, era um iluminado, e, como tal, esteja onde estiver, saberá, perfeitamente, que Pelé é melhor que Maradona!   

Tecnologia de Ponta
  Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura. Aguarde uns segundos, e, após abri-la, para aumentar a dimensão, use o 'mause' numa bolinha sobre linha horizontal, fazendo com que corra para a direita . Depois é só correr o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado das páginas

Nenhum comentário: