Páginas

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Bornier reinaugura escola que ficou oito anos com obra paralisada



Por: ASCOM/Fotos de Charles Souza
Bornier reinaugura escola que ficou oito anos com obra paralisada
A prefeitura de Nova Iguaçu está investindo pesado na reforma e construção de escolas. São cerca de R$ 40 milhões que já permitiram a entrega de oito unidades escolares. Entre elas, a Marechal Mascarenhas de Morais, reinaugurada nesta terça-feira, dia 12, pelo prefeito Nelson Bornier, que há 15 anos também fez a mesma ação.
 Com um álbum de fotografia na mão, Bornier lembrou com orgulho das obras da primeira gestão de seu governo, onde construiu 22 novas escolas. “Se cada um que entrasse fizesse um pouco nós teríamos todas as escolas da rede reformadas”, enfatizou, ressaltando que quer que Nova Iguaçu tenha condições de melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
 Para a secretária de Educação, Maria Aparecida Marcondes Rosestolato, que também participou da reinauguração há 15 anos, a obra foi um presente. “Queria poder resgatar todas as unidades escolares para dar dignidade e qualidade de vida para todos os alunos e professores”, disse Aparecida, referindo-se as péssimas condições de grande parte dos prédios escolares.   
 Atualmente, segundo a secretária de Obras e Serviços Públicos, Carla Neves, 17 escolas estão em fase de projetos de orçamento sendo três novas construções, com 14 salas cada, e 14 para reforma ou ampliação. Ela lembrou ainda das construções das escolas de Três Marias e Grão Pará.
 Já a vice-prefeita falou que a escola deve ser viva. “Não estamos entregando simplesmente um prédio, mas qualidade de vida para as crianças”, definiu Dani Nicolasina.
 Quem comemorou duplamente foi o presidente da Câmara de Vereadores, Maurício Morais. Para ele que também indicou a obra no ano 2000, a missão está cumprida. Também participaram da solenidade secretários e os vereadores Eduardo do Doce, Dequias, Gerciano, Carlinhos Presidente, Marquinhos da Tia Megue, Neisinho Irmão, Carlão Chambarelli, Juninho do Pneu, Marcos Rocha, Marcelo Nozinho, Dr. Cacau e Alcemir Gomes.

Homenagens
 A reinauguração foi marcada por homenagens. O auditório ganhou o nome da professora Elizabete Teixeira Mendes, que morreu no ano passado e a biblioteca foi batizada com o nome da professora aposentada Léia Maria de Castro Belém, que atualmente atua no Mais Educação.
 A diretora da unidade escolar, Idonéia Luiza Vieira Moreira, agradeceu aos pais, alunos e professores pela paciência. “Durante oito anos fizeram um montão de buracos e deixaram pra lá. Mais difícil que a falta de obras é a obra paralisada”, desabafou a diretora.
 A unidade escolar tem 322 alunos em 14 turmas, que permaneceram na escola durante os reparos no telhado, cobertura de quadra, implantação de fossa e filtro anaeróbico (para tratamento de esgoto sanitário). A escola também ganhou vestiários, banheiro e rampa com acessibilidade, sala de leitura, revitalização do jardim, parque infantil e outras coisas.
 Para os alunos Pedro Henrique Vieira e Ludimila da Silva Amado, 11 e 10 anos de idade, a sala de leitura é um dos espaços mais bacana da escola. Apaixonados por leitura eles pegam livro emprestado, já que eles são disponibilizados para alunos e comunidade.


Tecnologia de ponta:
Para ler o1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga à faixa a direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Clique mais uma vez para focar, e, corra os quadrantes da página com o Mauser. Para mudar de página clique na seta ao lado da página.

Nenhum comentário: