Páginas

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Emoção na formatura de 450 alunos do Projovem no Sesc de Nova Iguaçu


Por: ASCOM/Fotos: Madalena Ângelo
Emoção na formatura de 450 alunos do Projovem no Sesc de Nova Iguaçu
O teatro do Sesc de Nova Iguaçu foi o palco escolhido, na noite desta terça-feira, dia 12, para um dos atos mais importantes na vida de 450 jovens que concluíram o ensino fundamental por meio do Projovem Urbano, que atende a jovens de 18 a 29 anos.  Eles enfrentaram 18 meses na sala de aula para garantir o certificado de conclusão do curso. A cerimônia contou com a presença do prefeito Nelson Bornier, da vice-prefeita, Dani Nicolasina e de representantes do Legislativo municipal.

“É uma satisfação estar presente nesta data tão importante. Vocês venceram uma barreira e o importante é que sairão com uma profissão”, disse o prefeito, que fez questão de contar uma história de superação de um homem que era analfabeto, não tinha emprego e hoje é maqueiro do Hospital da Posse e está concluindo o ensino médio.

Antes do início da festa, os alunos se confraternizavam em “selfs” com os professores e colegas de classe. Todos queriam eternizar a amizade construída em incansáveis momentos vividos na escola. Muitos, como Marcela Sambonha dos Santos, precisavam levar para a unidade escolar os filhos, que desfrutavam do carinho dos cuidadores nas salas de acolhimento. “Parei de estudar na sexta série e precisava retomar meus estudos. Sempre levava minha filha caçula de 8 anos comigo”, contou a aluna da Escola Municipal Nicanor Gonçalves Pereira.

Com uma filha de apenas três meses, Taiane Monteiro, 20 anos, também venceu a barreira. Terminou o fundamental e pretende ingressar no ensino médio, logo após a criança completar um ano de idade. E para completar a alegria dos formandos, todos foram homenageados durante o evento. Além disso, a coordenadora do programa, Zélia Veronese, recebeu homenagem especial. O professor Emerson Assad Drumond deu um show ao cantar a música, “Como é grande o meu amor por você”, de Roberto Carlos.  

 Recomeço
Feliz por ter participado pela manha da inauguração da Escola Municipal Mascarenhas de Morais, a vice-prefeita, Dani Nicolasina, fez questão de participar da cerimônia de formatura. “Esta não é a última etapa, mas é mais um degrau que alcançaram”, disse.

Já o presidente do Comitê de Políticas Públicas para a Educação, Acárise Ribeiro, avalia que o fato de os alunos terem acreditado no próprio potencial os levou a sala de aula.

Para a subsecretária de Projetos Especiais, Niara Margarida Matta, os estudantes tiveram a coragem de recomeçar. “Eu sei o quanto foi difícil esta caminhada, mas vocês desistiram Vocês tiveram a oportunidade de recomeçar”, disse ela.

Os vereadores Carlinhos Presidente, Carlão Chambarelli, Neizinho Irmão, Alcemir Gomes, Dequias e Dr. Cacau também prestigiaram a solenidade.

Tecnologia de ponta:
Para ler o1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga à faixa a direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Clique mais uma vez para focar, e, corra os quadrantes da página com o Mauser. Para mudar de página clique na seta ao lado da página.

Nenhum comentário: